Quarta-feira Literária: No mundo da Lua
Hoje é dia de Quarta-feira Literária! Além de dicas incríveis, ainda temos uma ótima notícia: a abertura parcial do espaço físico da nossa Biblioteca Sônia Haydê Randazzo.
Para comemorar, que tal “viajar ao mundo da lua?”
Confira as dicas e boa leitura!
“No mundo da Lua"
Olá, leitoras e leitores.
Neste último mês de julho, relembramos como “um pequeno passo do homem” resultou num “grande salto para a humanidade“, de acordo com Neil Armstrong, astronauta norte-americano que liderou a primeira expedição do homem até a Lua há 52 anos. Por isso, as nossas dicas de leitura são para quem quer explorar os mistérios do Universo!
No meio de milhões de astros
A primeira obra é uma sugestão para nossos leitores infantojuvenis (cerca de 8 a 11 anos) e foi produzida pela equipe do Planetário Prof. José Baptista Pereira – mais conhecido como Planetário da UFRGS. O ebook "Astros" aborda temas como Astronomia, História, Ciências Naturais, Arte e Yoga. A narrativa é guiada pelo protagonista Astros, que também encontra-se em período de distanciamento social na escola onde estuda. O livro é dividido em quatro capítulos, que podem ser acessados na página do Planetário da UFRGS ou clicando aqui nos títulos: 1) O sol que nos aquece; 2) Os mistérios da Lua; 3) O brilhante Cruzeiro do Sul e 4) Via Láctea, o caminho do leite.
Livro digital: Astros, de Vanise Baptista e ilustrado por Brenda Klein (Planetário Prof. José Baptista Pereira, 2020).
Harmonices Mundi
Já afirmar hoje que a órbita dos planetas descreve uma elipse ou que seu movimento não é uniforme não é nenhuma novidade - é apenas enunciar duas leis básicas da astronomia moderna. Mas não era bem assim na época em que o matemático e astrônomo Johannes Kepler (1571-1630) fez suas descobertas. Numa Europa convulsionada pelos conflitos da Contra-Reforma, o melhor era não proclamar nada em voz alta, mesmo que, décadas antes, Copérnico já tivesse previsto que a Terra girava em torno do Sol. Misturando reminiscências do mestre e professor Michael Maestlin aos diários pessoais que seu ex-estudante Johannes Kepler lhe enviou pouco antes de morrer, temos um romance histórico que reconstrói a trajetória de um pesquisador determinado, rumo a uma nova astronomia e à sua obra-prima, A harmonia do mundo, síntese do conhecimento humano, com que Kepler pretendeu demonstrar a perfeição da obra divina, da geometria à música, da astrologia à astronomia.
Para escrever esta história, Marcelo Gleiser - que também é astrônomo, físico e professor no Dartmouth College - realizou extensa pesquisa em busca de documentos e manuscritos originais e esteve em locais como Alemanha, Áustria e República Tcheca, procurando percorrer os passos da vida pessoal e intelectual de Kepler.”
Livro: A harmonia do mundo, de Marcelo Gleiser (Companhia das Letras, 2006).
A chegada do homem à Lua
Em 20 de julho de 1969, os norte-americanos conseguiram realizar a primeira alunissagem (pouso na lua) da história da humanidade. O pouso na superfície lunar foi transmitido para as televisões do mundo todo, mostrando o astronauta Neil Armstrong dando os primeiros passos em solo lunar.
Doze astronautas já estiveram na lua, em seis diferentes missões: Apollo 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. O programa espacial Apollo teve início em 1969 e terminou em 1972. O principal motivo para o fim das missões foi o alto custo que envolvia a exploração lunar.
Agora, que tal conferir uma simulação da primeira viagem à Lua? A narração é do astronauta Michael Collins, que também integrou a tripulação da Apollo 11 em 1969 e faleceu recentemente, em abril de 2021.