Queridos estudantes do 3º Ano do EM!

Redimensionando perspectivas para reinventar o presente e projetar o futuro.

Hoje queremos dirigir-nos a vocês de maneira especial. Temos pensado muito em cada um, especialmente, no tempo em que estamos vivendo. Sabemos o quanto esperaram por este ano, quantos sonhos foram acalentados, para o encerramento de uma jornada nesta escola que, para alguns, terá a duração de 17 anos no Santa Inês. Não importa o tempo que vocês estão aqui, o importante é recordar a jornada singular de cada um, neste espaço.

Sentimos falta do burburinho, dos projetos, das ideias originais cheias de desejo de transformação. Queremos que saibam que essa energia de vocês faz com que nos repensemos todos os dias, naquilo que somos e naquilo que fazemos. É bom orgulhar-nos daqueles que estamos ajudando a formar, assim como é bom aprender com vocês a pensar sem limites, a ver possibilidades, a ter perspectivas de futuro, sem nunca perder a esperança.

Ao passarmos pelo prédio 14, organizando os ambientes para, quando tudo passar, podermos recebê-los e repensar o estar juntos novamente, muitas memórias passam por nós. Borbulham em minha mente seus projetos de vida e o quanto acreditamos no potencial de cada um como estudante e, especialmente, como seres humanos mais conscientes, críticos e capazes de pôr a mão na massa e transformar realidades.

Agora, é um momento de introspecção que nos faz pensar sobre a vida, e sobre a nossa fragilidade diante de algo desconhecido que, de repente, faz parar o mundo, independente da potência de cada país. Estamos nos perguntando, certamente, por que tudo isso? Por que agora, justamente neste ano em que sonhamos tantas coisas para finalizar uma etapa? É comum que tudo isso passe pelo nosso coração; seria anormal se não nos preocupássemos, ou se não tivéssemos nenhuma reação nesse sentido.

Então o que fazer? Vamos continuar sonhando e encontrando possibilidades de alimentar nossa alma, de pensar no futuro a partir do lugar onde nós estamos. Pensemos na Malala. Ninguém foi capaz de interromper o seu sonho de lutar pelo direito à educação das meninas. A condição que ela tinha para continuar seu projeto, não era nada favorável. Temos também, uma Greta, jovem de apenas 16 anos, que não silenciou diante de um parlamento, sendo fiel ao seu projeto de contribuir, para que as pessoas pensassem nas condições climáticas e nos rumos que podem tomar, se não nos conscientizarmos de como estamos cuidando do nosso planeta. Poderia continuar enumerando tantas outras pessoas que não desistiram dos seus projetos, porém, sabemos que vocês já devem estar pensando, em diversos valores nos quais acreditam, que movem os seus sonhos e alimentam a sua esperança de continuar lutando e dando corpo ao seu projeto de vida, com capacidade transformadora.

Queremos dizer a vocês que estamos aqui, muito perto de cada um e, com certeza, das possibilidades que encontrarão de dizer ao mundo o quão capazes são, de buscar alternativas para fazer a diferença, mesmo cada um estando em sua casa. É possível fazer muito, ajudar muito e encorajar muito. Como podemos transpor a barreira da saudade? Encorajar o colega que sabemos precisar de nós? Ajudar aquelas pessoas que vivem em condições diferentes da nossa? Dizer a alguém o quanto nós o amamos? Romper a barreira de uma mágoa ou de dizer ao mundo que continuamos acreditando no futuro?

Queridos, esta foi a forma que encontramos de dizer o quanto nos importamos com vocês, o quanto nós acreditamos no potencial de cada um e os encorajamos a continuar sonhando com as infinitas possibilidades que a vida nos oferece, de fazermos a diferença no local onde nós estamos, impactando nas transformações do mundo.

Sabemos, também, que estamos vivendo muitos desafios, tanto em nossa vida pessoal como no mundo. Porém, acreditem, vai passar e, em breve, continuaremos cruzando-nos pelos corredores, trocando ideias sobre a vida e recompondo nossa história, tendo escrito um novo capítulo que não estava previsto por nenhum de nós por que é importante que, apesar do momento inusitado, vocês contribuíram substantivamente para mudar a visão do ensino no Brasil, mostrando com excelência que é possível aprofundar conhecimentos mesmo à distância.

Assim, poderemos contar sobre as marcas que essa história deixou em cada um, e sobre as marcas que deixamos nas pessoas, registrando um legado no presente e um compromisso que temos com o futuro, tendo passado por tudo isso. Seremos melhores? Diferentes? Não sei! Isso dependerá do quanto nos deixarmos tocar por esta realidade, e o quanto ousarmos sair do isolamento de nós mesmos e nos apresentarmos ao mundo, como alguém que não quer contentar-se com o anonimato da omissão.

Não queremos nos alongar tanto, porém, vocês são parte da história deste Colégio e, na sua ausência, dizer que estamos sentindo falta de cada um é uma forma de dizer-lhes o quanto os amamos e nos importamos com vocês, com os seus projetos e sobre a necessidade de continuar acreditando, sem nunca perder a esperança, porque tudo isso passará e vocês continuarão nos orgulhando, com os seus feitos, mesmo distantes do Santa Inês. 

Com muito carinho e esperando por vocês.

Ir. Celassi Dalpiaz
Diretora