“Reencontros virtuais” – a tecnologia como aliada na continuidade dos vínculos

Nesta semana, a Educação Infantil deu início a uma nova forma de interação entre as professoras, as crianças e suas famílias, através de encontros online individuais. A atividade está sendo realizada através do aplicativo Zoom Cloud Meetings, que possibilita a interação, em tempo real, com voz e imagem. Esse é um esperado reencontro, embora ainda não seja da forma como gostaríamos realmente, com abraços, beijos, toques e carinhos - elementos tão importantes na prática docente dos professores que trabalham com a primeira infância -, mas já foi um sopro de esperança para todos. 

Sem dúvida, essa é mais uma maneira de possibilitar a continuidade dos vínculos. “Neste momento que estamos vivendo, afastados fisicamente por conta da pandemia que nos assola, conseguir estar presente, mesmo que ausente, é de uma importância extrema”, destaca a psicóloga escolar, Renata Prosdocimi, lembrando que a iniciativa “aciona memórias afetivas importantes e nos lança a uma possibilidade de reencontro futuro, algo para o qual olhamos, esperamos e nos preparamos, com a certeza de que isso vai acontecer e de que estaremos juntos novamente, assim que for possível”.

Os encontros foram bem especiais. Teve criança que quis vestir a camiseta da escola para falar com a professora e outras que fizeram questão de mostrar a sua casa, seus brinquedos e seus animais de estimação. Algumas, inicialmente, não quiseram participar, mas, aos poucos, foram interagindo e se divertindo com a professora. Teve criança que, desde cedo, preparou-se para o encontro. Cada uma com seu jeito e suas possibilidades, mas todas com o apoio e o suporte tão necessário de suas famílias. Os efeitos desses encontros para as professoras também não foram poucos: animaram, inspiraram e encorajaram todas a seguirem pensando e planejando os próximos passos, como relatou a professora Dariana Terra, da Classe Bebê 2. “Nossos encontros mudaram de lugar. Estamos adaptando a nossa nova rotina e, de um jeitinho muito legal, junto da nossa família. Rever os bebês encheu meu coração de paz, alegria e esperança. Cada olhar, cada sorriso, cada beijinho enviado por eles, foi gratificante e renovador. A emoção de revê-los, mesmo que pela tela do celular,foi imensa. A saudade é grande de estar ao lado dos pequenos, de vivenciar dias coloridos e repletos de brincadeiras, mas, neste momento tão delicado, precisamos nos manter cada um em sua casa, conectados pelo nosso coração e pelo nosso sentimento de união”, disse.

Os encontros também contribuíram para que as crianças pudessem contar para as suas professoras sobre o que estão fazendo em casa, como estão realizando as propostas planejadas, com os vídeos de músicas e histórias disponíveis no site da escola. “A proposta do encontro online com a profe Aline nos empolgou (e encantou) desde o início. Poder conversar por alguns minutos com ela deu sentido a todas as atividades da escola que acompanhávamos via mensagens! A alegria em poder compartilhar com a profe um pouco da rotina das últimas semanas também foi muito especial”, avaliou Renata de Rezende Lovera Tomasi, mãe da estudante Joana Lovera Tomasi, do Nível 4A.

E quem diria que justamente as telas, que tem seu uso tão questionado por nós no que se refere à primeira infância, hoje são ponte e meio para possibilitar esses reencontros? Sem dúvida, toda essa situação levou as telas a um lugar de importância extrema para todos nós, pois, através delas, podemos nos conectar e reconectar com todos aqueles que nos são importantes e estão distantes. A eficácia disso, no caso dos pequenos, depende muito da forma como os adultos propiciam, estimulam e dão sentido para essa possibilidade. Os encontros entre professoras, crianças e famílias que já aconteceram ilustram muito bem esse novo momento. “Após exatos 21 dias, reencontrar as crianças foi uma experiência inexplicável e emocionante. Algumas delas estavam muito tímidas e, por isso, estranharam quando a professora lhes perguntou, pelo outro lado da tela, sobre seus novos hábitos, suas brincadeiras e sua alimentação, por exemplo. Enquanto isso, outras aguardavam o encontro virtual preparadíssimas, com uniforme do Santa Inês e o crachá do colégio, que segundo elas foi usado para entrar na sala onde o computador lhes esperava. Mesmo assim, após encararem a timidez, todos compartilharam suas novidades, mostraram seus brinquedos, contaram sobre as atividades brincantes que têm feito e sobre tantos outros assuntos, que quase deixaram a professora sem tempo para falar”, comemora a professora Leandra Pazutti, do Nível 4C.

Um tempo de criação e invenção! Assim a professora Patrícia Kremer, do Nível 2A, define esse período e nos conta sobre essa experiência de utilizar novas ferramentas para poder realizar sua prática docente em tempos de afastamento social: "As conversas com as crianças e os pais pela plataforma têm sido uma inovação em minha vida. O fato de nunca ter utilizado me deixou apreensiva nos primeiros momentos, antes de entrar em contato com as famílias. Porém, à medida que ouvia destas que aquilo também era um aprendizado para elas, ficava mais tranquila em fazer o uso desta tecnologia nova em minha carreira de professora. Gostaria muito de encontrar as crianças e suas famílias pessoalmente, mas, na devida circunstância, a plataforma Zoom tem sido o caminho que me traz felicidade. Não consigo parar de sorrir ao vê-los, é saudade que bate! Muito bom ver as crianças e suas famílias, ali, alegres por também me verem”, ressalta Patrícia.

Diante dos efeitos e retornos recebidos da comunidade escolar, seguiremos assim enquanto durar a pandemia, buscando novas e diferentes formas de mantermos a conexão uns com os outros. “Se tem algo que essa crise tem nos ensinado, é sobre a importância de conseguirmos sustentar redes e manter laços, como forma de contribuir significativamente para o nosso bem-estar e a nossa saúde mental”, conclui Renata Prosdocimi.