Retorno das Atividades Domiciliares
Prezadas famílias Inesianas!
Após uma pausa necessária para um descanso, retornamos mais revigorados, para darmos prosseguimento às atividades domiciliares. Acolhemos a todos e os convidamos para continuarmos nos reinventando e aproveitando este momento para, criativamente, darmos o nosso melhor. Nunca precisamos tanto uns dos outros para potencializar as possibilidades de aprender, em todas as dimensões.
É importante entendermos que a família precisa fazer o papel de mediadora dos seus filhos, ou seja, chamá-los às suas tarefas, num ambiente apropriado, para que a aprendizagem possa acontecer. Transforme o seu filho em estudante, encorajando-o, para que assuma o seu papel. Não faça por ele! Cada segmento precisa ter autonomia de fazer o que é capaz, em cada idade. Em caso de dificuldades maiores, recorra ao professor e/ou à coordenação pedagógica. A autonomia é proporcional à idade, mas, para isso, é necessário organizar o ambiente e o estudante, encorajando-o, para favorecer à aprendizagem.
Precisamos fazer deste período um tempo de resiliência, com consciência do que podemos e daquilo que ainda precisamos aprender. Somos humanos e, como humanos, experimentamos todos os sentimentos. Dentre eles, o medo e as possibilidades. Não podemos entrar na armadilha da derrota. É bom fazer um balanço sobre tudo o que aprendemos e sobre as formas de reinvenção que cada um precisou fazer, para continuar fazendo o que faz, independente da área em que atua.
Quando voltarmos às atividades presenciais, também, será de forma nova. Precisamos nos preparar para isso e, do mesmo modo, preparar os estudantes para este novo que o contexto nos impôs. A escola não pode ficar ausente, pois a educação é a nossa esperança. Precisamos assumir a necessidade do processo de reinvenção, não como modismo, mas como prioridade, para continuarmos neste novo contexto e respondermos aos seus desafios. Informamos às famílias que estamos nos preparando, com as medidas necessárias em relação aos protocolos, em todas as dimensões: higienização, saúde, estrutura e pedagógico. Um grande desafio para este novo tempo!
Salientamos que estamos acompanhando cuidadosamente todos os movimentos das autoridades governamentais em relação à pandemia e às suas implicações na saúde e na educação, bem como seus reflexos sociais. Manteremos a cautela necessária para o retorno, zelando, para que seja feito com a máxima segurança, para mitigar a tantos riscos, aos quais estamos expostos. Já antecipamos que não voltaremos antes do mês de agosto, como anunciado pelas autoridades. A partir daí, seguiremos informando as possibilidades, em vista da evolução da pandemia. Pedimos que continuem acompanhando as informações no site da escola. A partir de 2ª feira, dia 06/07, começaremos a compartilhar mais informações em relação aos novos protocolos.
Agradecemos às famílias pelo apoio incondicional, bem como pelas importantes sugestões, a partir da pesquisa. Muitas delas, já estão incorporadas na continuidade dos estudos domiciliares.
Continuamos à disposição e desejamos que as aprendizagens não parem. Juntos estamos aprendendo que outros caminhos são possíveis!
Atenciosamente.
Ir. Celassi Dalpiaz
Diretora