Revistas produzidas por estudantes do 9º ano refletem sobre o impacto da arte na vida das pessoas
“My Life In Art – como a arte impacta na minha vida?”. Esse é o nome do projeto de pesquisa do 9º ano do Ensino Fundamental II, que embarcou com os estudantes em um passeio por todas as áreas do conhecimento para responder à pergunta que intitula o projeto. Para isso, cada um fez um recorte sobre um universo cheio de possibilidades: o conceito de arte.
O resultado foi a produção de revistas bilíngue, com múltiplos olhares sobre nada mais, nada menos do que arte. “Projetos como esse ampliam as habilidades linguísticas dos estudantes através de conhecimentos culturais relacionados à globalização – o que auxilia cada indivíduo a entender o papel da língua inglesa como facilitador na compreensão dos saberes”, afirma a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Analice Vacaro.
Arte por todos os lados
As publicações – que refletiram também os interesses de cada estudante – circularam por temas como música, moda, marketing, cinema, movimentos artísticos históricos, design... “A partir das sensibilizações e atividades nas aulas do The CSI Club, os estudantes começaram a reparar na arte em diferentes lugares e entender que a faceta artística pode ser aflorada em todas as áreas do conhecimento”, conta a professora Iasmine Lopes – uma das organizadoras do projeto.
Com esta proposta, os estudantes imprimiram seus pontos de vista, motivações e memórias afetivas ao longo das páginas das revistas – o que também impacta no seu próprio desenvolvimento. “Além de permitir que eles visualizem o método científico por outras lentes, o trabalho ainda incentivou o uso da língua inglesa em uma apresentação criativa, de forma objetiva e visual”, explica o também professor e organizador Uriel Kinskovski.
Desenvolvimento
Desenvolvido no decorrer de três trimestres, o trabalho foi dividido em três etapas: a construção do espelho editorial da revista, a confecção e produção da revista e o desenvolvimento do poster científico e apresentação no SIIC (Salão Inesiano de Investigação Científica). Todas essas etapas foram orientadas pelos professores do The CSI Club, que compõe o programa bilíngue no 9º ano do Ensino Fundamental II.
Para a escola, a produção vai além de iniciar os estudantes na investigação científica, e traz base para um bom desempenho em próximas oportunidades. “O objetivo do projeto é ser um trampolim para novos estágios, grandes projetos de vida, sintetizando a complexidade das aprendizagens construídas, que conduzem os estudantes a novos mundos de incessantes descobertas”, completa Analice.