Rotina de Estudos: se você estuda e entende, acaba gostando do que aprende!
Para aproveitar o melhor do aprendizado, é fundamental ultrapassar as barreiras da famosa “decoreba” e dedicar tempo à verdadeira compreensão dos conhecimentos que estão sendo adquiridos.
Afinal, quando nos empenhamos em aprender um novo conteúdo na íntegra, o estudo se torna, além de uma excelente oportunidade de desenvolvimento, uma atividade prazerosa.
Entretanto, como usufruir desses benefícios? Como fazer o estudo render? O que devo fazer para tornar o meu aprendizado dinâmico e divertido?
A resposta para esses e outros questionamentos é mais simples do que pode parecer: comece criando uma rotina de estudos!
Pensando nisso, a Equipe Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, composta por Analice Vacaro, Luciana Modica e Verônica Ezequiel, trouxe algumas dicas para aprimorar o seu processo de aprendizagem e torná-lo ainda mais enriquecedor.
Aproveite as dicas a seguir:
A organização do seu material e do seu ambiente de estudo poderá influenciar na sua concentração.
A boa gestão do tempo facilitará na identificação e execução de tarefas prioritárias.
Garanta pausas ao longo do estudo! Sabemos que o tempo de concentração individual pode variar, mas, de modo geral, pesquisas indicam que a média de concentração é de 25 minutos.
Garanta uma boa noite de sono restaurador. Dormir bem para aprender mais!
Ao elaborar listas de forma criteriosa, estamos transferindo para o papel boa parte do processo de reter na cabeça o planejamento do uso do tempo. Para isso, você pode usar uma agenda ou um planner, por exemplo.
Anote, destaque, resuma, produza mapas mentais – busque técnicas que podem ser úteis no momento do estudo.
Gerenciando e organizando o seu tempo
Autogestão exige determinação, organização, foco, disciplina e responsabilidade com o aprendizado. Por isso:
Aproveite o turno escolar. Esteja completamente imerso nas aulas, fazendo perguntas e tirando suas dúvidas diretamente com o professor.
Planeje sua semana. Tenha clareza quanto aos seus horários e às atividades que serão realizadas ao longo do dia.
Dedique atenção especial para acompanhar e se preparar com antecedência para os momentos avaliativos que estão no calendário de avaliações. Não deixe tudo para a última hora!
Entendendo o papel do autoconhecimento
O aprendizado não é estático e não segue uma regra. Cada estudante possui seu próprio ritmo de estudo e entendê-lo é fundamental para aumentar a sua produtividade. Sendo assim:
Busque compreender o seu jeito de aprender.
Estabeleça metas alcançáveis na sua rotina de estudos.
Defina o tempo de estudos, incluindo momentos de pausa. Se possível, estude sempre no mesmo horário.
Perceba sua energia! Estudar cansado pode não ser produtivo.
Encontre um espaço agradável para estudar - esteja em um ambiente sem ruídos, bem arejado e iluminado.
Evite as distrações, incluindo smartphones. Lembre-se que redes sociais, jogos e notificações consomem tempo e energia. Além disso, sobrecarregam seu sistema cognitivo.
Encontre motivação em alguma recompensa possível. Ao alcançar uma meta, se dê um prêmio, algo simples – como uma atividade prazerosa, um doce, um café...
Invista em uma noite de sono restaurador.
Desenvolvendo estratégias de planejamento e foco
Procure entender seu processo de aprendizado de modo a construir atalhos coerentes para seus estudos. Pensando nisso:
Revise os materiais de aula.
Faça anotações, destaque informações importantes, use marcadores de páginas.
Na leitura, determine um número de páginas que serão lidas diariamente. Assim, você garante a conclusão da leitura e consolida esse hábito fundamental.
Por último, mas não menos importante... seja criativo!
Crie alternativas que favoreçam seu aprendizado! Procure ser perseverante e não desista! Estabeleça metas, planeje e gerencie seu tempo para que sua produtividade se converta em uma bagagem repleta de conhecimentos e resultados positivos.
Precisa de ajuda para se organizar?
Você não está sozinho! Analice, Luciana e Verônica ainda ressaltam que a equipe pedagógica está sempre pronta para auxiliar no desenvolvimento de estratégias efetivas para o aprendizado de cada estudante.