Saída de Estudos do 1º Ano Ensino Médio

    A proposta motivadora desta saída de estudos é a imersão no conteúdo narrativo de uma obra em especial, Barba ensopada de sangue, de Daniel Galera, é um dos romances brasileiros mais celebrados dos últimos tempos. Partindo dessas informações contidas no romance em questão, a proposta foi de construir um programa de saída de estudos que aprofundou os dados obtidos no romance e dialogou com outros saberes, contidos nas aulas de outros componentes curriculares do currículo.

    O litoral de Santa Catarina é um espaço relativamente familiar para muitos habitantes do estado do Rio Grande do Sul. O contato com a região, por meio do estudo científico e do cotejo com a obra literária motivadora deste projeto, portanto, também é uma maneira de trazer novos olhares para esse ambiente. Sendo assim, a saída de estudos aqui sugerida tem os seguintes objetivos primordiais:

  • Imersão literária: visita aos espaços do romance; análise in loco dos ambientes descritos na narrativa lida; “literatura ao vivo” – leitura de trechos nos locais onde a história se passa e observação acerca da linguagem literária e sua capacidade transformadora ou abstrativa da realidade.
  • Estudo dos aspectos históricos e geográficos da região: a formação histórica dos povoados de Laguna, Imbituba e Garopaba; a imigração como elemento fundador do espaço geográfico em questão; o vínculo histórico entre o litoral de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul; a formação geológica do litoral catarinense.
  • Estudo da fauna e da flora do litoral catarinense: a constituição da Mata Atlântica no litoral de Santa Catarina; a vida marinha na região de Imbituba e Garopaba; as armações baleeiras também como dado histórico da região.
  • Estudo dos processos de produção, manutenção e distribuição da energia de origem termoelétrica com visita à mina de carvão Otávio Fontana na cidade de Criciúma com ênfase em: histórico geoquímico das formações rochosas da região, aspectos físicos do território: relevo, clima, vegetação e hidrografia dessas cidades e apanhado histórico da extração carbonífera da região.
  •  Análise da importância do Complexo termoelétrico Jorge Lacerda, localizado na cidade de  Capivari de Baixo, com destaque na caracterízação  das cidades onde se encontra a usina, capacidade de produção de energia, importância socioeconômica da usina para as respectivas regiões e descrição do princípio de funcionamento de uma usina termoelétrica.

    Os estudantes viajaram no período de 26 até 29 de setembro e foram acompanhados pelos professores Diogo Santos, Rosiméri dos Santos e Vinicius Rodrigues.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos.