Saúde mental em tempos de pandemia

A pandemia trouxe à tona a necessidade de uma mudança de hábitos radical, a fim de garantirmos a saúde física. Protocolos de segurança como utilização de álcool gel, uso de máscaras e isolamento social impactaram fortemente a rotina de crianças e jovens, em especial, em fase escolar. Pensando nos desafios de manter a saúde mental em dia em tempos de distanciamento, os estudantes do 2º Ano do Ensino Médio foram convidados, no componente curricular REA (Relações Escolares e Autonomia), a desenvolverem um produto para ajudar na questão.

“Foi um trabalho muito empolgante! Pude observar que a maioria dos estudantes se engajou na atividade demonstrando criatividade e, ao mesmo tempo, preocupação em expressar suas estratégias para 'driblar' os desafios do distanciamento social imposto pela pandemia”, disse o professor Marcos Paulo Tonial, ao lembrar dos excelentes resultados obtidos a partir da atividade. “Tivemos trabalhos corajosos e que colaboraram muito com o grupo para pensarmos a saúde mental”, concluiu o educador.    

Durante a atividade proposta, cada estudante apresentou oralmente sua estratégia para manter sua saúde mental. No decorrer do processo, surgiu a ideia da “dica bacana” para um jovem da mesma idade, com o objetivo de ajudá-lo a manter sua saúde mental em tempos de pandemia. A proposta deu super certo e resultou na produção de materiais diversos, desde artigos jornalísticos, cartas, blogs, panfletos e cartazes, até vídeos e revistas. Os critérios de avaliação foram criatividade, organização, entrega no prazo e empenho.

Confira aqui uma das revistas produzidas! Boa Leitura!