Semana do Meio Ambiente: agir no presente para viver o futuro

No próximo dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente que, neste ano, tem como tema a Restauração de Ecossistemas. A restauração do ecossistema pode assumir várias formas: plantação de árvores, construção de cidades verdes, restauração de jardins, mudança na alimentação ou limpeza de rios e costas. Globalmente, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é a principal autoridade ambiental que determina a agenda internacional sobre o meio ambiente, promove a implementação coerente da dimensão ambiental do desenvolvimento sustentável no Sistema das Nações Unidas e serve como autoridade defensora do meio ambiente no mundo.

Mas e nós? Como indivíduos, qual é o nosso papel nesse movimento? A Semana Mundial do Meio Ambiente é o momento mais que perfeito para refletirmos sobre a importância da educação ambiental e do aprendizado, desde cedo, de conceitos relacionados com o meio ambiente, como sustentabilidade, preservação e conservação. Afinal, o nosso planeta é a nossa casa e, cada vez mais, precisamos investir na formação de cidadãos conscientes e críticos, capazes de fazer a diferença na construção de um mundo melhor.

Aumentarmos as práticas sustentáveis e reduzirmos os danos ambientais, estimulando a cooperação e o comprometimento com o futuro do planeta, são desafios constantes e, a cada dia, mais necessários. Na escola, a educação ambiental é uma prática constante! Mas se engana quem pensa que apenas grandes ações têm impacto significativo no meio ambiente. A mudança começa com pequenas atitudes que, isoladas, parecem ser pouca coisa, mas, aliadas a outras também pequenas, são capazes de transformações gigantescas.

Confira aqui algumas práticas que podemos adotar no nosso dia a dia e que têm grande impacto no meio ambiente.