Semana Mundial do Brincar é marcada por atividades lúdicas em todos os segmentos no Colégio Santa Inês!
“O brincar é pulsante, é movimento, desejo de vida e transformação”
Neste Dia Mundial do Brincar, o Colégio Santa Inês vem celebrar a importância do brincar, por meio de uma programação repleta de vivências significativas que permeiam todos os segmentos.
Buscando fomentar a sensibilização da sociedade para o brincar como um direito universal, a data marca o encerramento da Semana Mundial do Brincar, que, neste ano, ocorreu entre os dias 20 e 28 de maio e teve como temática central a “natureza no brincar”.
Educação Infantil: um universo rico em possibilidades
Na escola, o brincar está enraizado no cotidiano das crianças da Educação Infantil. Deste modo, o engajamento na Semana Mundial do Brincar compõe parte da responsabilidade e do compromisso inesiano com a consolidação de uma infância rica em vivências significativas.
Para a Coordenadora Pedagógica, Rosana Cairuga, “o brincar nasce da criança e com a criança; não é pronto, mas origina-se da genialidade própria do ser infantil; não tem propósito, a não ser o de viver esta experiência rica em possibilidades”.
“O brincar é pulsante, é movimento, desejo de vida e transformação. Por isso a importância do brincar. A criança, em sua condição potencial de saúde física e mental, precisa e tem necessidade de brincar, para significar e simbolizar a vida”, completa Rosana.
Contando com uma programação repleta de atividades lúdicas, a Semana do Brincar da Educação Infantil não apenas proporcionou às crianças um olhar especial perante as possibilidades de brincar com a natureza, mas também uma oportunidade de dialogar acerca do papel das brincadeiras em suas vidas.
Ensino Fundamental Anos Iniciais: desenvolvendo novas habilidades
Entre os dias 22 e 26 de maio, os estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram do projeto “Juntos Pelo Brincar”, idealizado pela Equipe de Psicologia Escolar.
A ação veio estimular a criatividade e a imaginação por meio de uma semana repleta de brincadeiras e atividades lúdicas tradicionais. Para a realização da ação, cada série recebeu duas brincadeiras por dia de projeto. Posteriormente, os estudantes foram sensibilizados para a demonstração das brincadeiras e explicação das regras em sala de aula por meio de um curto vídeo.
Para a Coordenadora Pedagógica, Viviane Nectoux, "a brincadeira é também uma forma de comunicação. Através das brincadeiras, as crianças dão sentido a tudo o que faz parte da sua rotina, elaboram medos e ampliam sonhos.”
“Oferecer para as crianças mais espaços para brincar e um maior contato com a natureza ajuda a desenvolver, além da criatividade, diversas habilidades motoras que são muito importantes para o processo de aprendizagem”, completa Viviane.
Ensino Fundamental Anos Finais: brincando e aprendendo
Para além das fronteiras da sala de aula, no Ensino Fundamental Anos Finais, as brincadeiras atuam como ferramentas essenciais para o enriquecimento de aprendizados e para a promoção de vivências interculturais.
Contando com atividades especiais para cada série e com uma abordagem voltada à educação bilíngue, o segmento desenvolveu o projeto “We grow up by playing”. A iniciativa compõe um leque de vivências contínuas pensadas pela Coordenadora Pedagógica Analice Vacaro e pelo grupo de professores do segmento:
6th grade - “Discover the world by playing”
Ampliando seus olhares sobre diferentes culturas ao redor do mundo, os estudantes do 6º ano exploram as múltiplas formas de brincar, transcendem fronteiras e abraçam a diversidade cultural de forma lúdica e globalizada. Com brincadeiras típicas de diferentes países, os adolescentes ampliam horizontes e investigam as riquezas de inúmeros países.
7th grade - “Create identities by playing”
No universo lúdico, os estudantes constroem identidades únicas e autênticas, desvendando quem são e quem desejam ser. Através de brincadeiras tipicamente brasileiras, os adolescentes do 7º ano são estimulados a respeito das singularidades individuais, das pluralidades coletivas e da ação responsável, fortalecendo laços sociais e explorando a imaginação. Uma jornada de descobertas que molda identidades para toda a vida.
8th grade - “Make a change by playing”
Por meio de brincadeiras, os estudantes do 8º ano convidam crianças de diferentes níveis de ensino para promover interações lúdicas que possam valorizar a diversidade e as vivências culturais. Assim, revelam protagonismo e produzem conhecimento em benefício do exercício da cidadania.
9th grade - “See the future by playing”
Novos desafios para o futuro inspiram as brincadeiras do 9º ano. De maneira lúdica, os estudantes abordaram diferentes profissões em jogos divertidos, pensando em realizar um trampolim para novos estágios, grandes projetos de vida.
Ensino Médio: atravessando gerações
O brincar não tem idade: ele preserva a curiosidade, estimula a imaginação e desenvolve a socialização. No Colégio Santa Inês, acreditamos que o brincar atua como uma porta para a descoberta de novos horizontes e novas habilidades.
Pensando nisso, no Ensino Médio, os estudantes e seus familiares contarão com um dia repleto de atividades esportivas e recreativas de integração. Idealizada pela Coordenadora Pedagógica Fabiana Pires e equipe pedagógica, a programação será desenvolvida nas dependências da escola e terá a sua data anunciada após o término do período de avaliações.
Deste modo, os jovens poderão desfrutar integralmente desse momento valioso de descontração, troca e aprendizado, juntamente com suas famílias.