Ser Diferente é Legal

Os estudantes do 1º ao 3º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental vivenciaram uma Hora do Conto para lá de especial. A atividade teve como foco a leitura do livro “Ser Diferente é Legal”, elaborado pela Abrapraxia (Associação Brasileira de Apraxia de Fala na Infância).

“Atividades dessa natureza oportunizam que as crianças conversem, conheçam e entendam as diferenças que existem entre as pessoas, o que pode favorecer uma relação mais respeitosa entre elas no dia a dia”, destacaram a Orientadora Educacional Laura Bagatini e a Psicóloga Escolar Renata Prosdocimi. Ainda conforme as especialistas, o livro explorado em aula possibilitou múltiplas reflexões, debates e produções das crianças envolvendo diferentes linguagens.

A Apraxia de Fala na Infância é um distúrbio neurológico motor da fala em crianças, resultante de um déficit na consistência e na precisão dos movimentos necessários ao ato de falar quando o indivíduo não apresenta nenhum déficit neuromuscular (reflexos anormais, tônus). Os materiais utilizados nesta Hora do Conto Especial foram distribuídos pela Abrapraxia e têm como objetivo compartilhar informações para auxiliar professores, mediadores pedagógicos e famílias na inclusão de crianças com apraxia de fala na infância. Os recursos utilizados possibilitaram reflexões sobre inclusão e diversidade, considerando as características de cada criança, prezando pelo respeito, pela cooperação no grupo e pela inclusão escolar.

Acesse a galeria de imagens para ver as fotos deste momento e saiba mais sobre a Apraxia da Fala no site da Abrapraxia.