Somos sementes para um mundo melhor
A UNESCO – agência especializada em Educação, Ciência e Cultura da Organização das Nações Unidas (ONU) – instituiu 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Colégio Santa Inês integra a PEA – rede de escolas associadas à UNESCO – e isso significa, na prática, que a escola tem como missão provocar um olhar crítico do modo de pensar e, principalmente, de agir da comunidade inesiana com relação às questões ambientais.
Mudanças nos estilos de vida são urgentes, a exemplo do enfrentamento da crise climática que atinge o estado do Rio Grande do Sul. Assim sendo, no atual momento, além da bandeira da solidariedade, as instituições de ensino precisam desenvolver valores, atitudes e habilidades que nos guiem a uma sociedade mais sustentável.
Muitas são as práticas já implementadas pelo Santa Inês e, em 2024, há uma ação especial para dar continuidade à longa caminhada da responsabilidade social e ambiental que a escola firma em todos os seus compromissos.
Por isso, o convite: vamos juntos plantar árvores e esperança?
No dia 5 de junho, todos os estudantes e educadores receberão um envelope com sementes de canafístula, uma árvore muito utilizada para reflorestamento e preservação do meio ambiente de cidades como Porto Alegre. O propósito deste gesto é despertar atitudes transformadoras que podem ser feitas em família, como plantar essa linda árvore amarela. A atitude reforça a ideia de que somos sementes para um mundo melhor através de uma visão de responsabilidade global e de uma prática solidária às consequências da triste enchente que cerca a todos.
E seguindo a tradição de compartilhar a iniciativa com a comunidade, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o colégio divulga o Código Verde com a finalidade de ecoar as boas práticas como inspiração. Afinal, o trabalho desenvolvido com os inesianos precisa ter impactos reais em suas rotinas para a consolidação de uma educação transformadora de realidades, não se limitando aos muros da escola.
Confira, abaixo, o Código Verde do Colégio Santa Inês para juntos formarmos uma forte corrente e tornar o planeta mais resiliente para todos os seres vivos que o habitam.
REUTILIZAÇÃO – Evitamos o descarte desnecessário de lixo, não permitindo a utilização de copos plásticos. Em resposta, dispomos de copos feitos de fibra de bambu para os visitantes da escola, enquanto a comunidade, já instruída, traz de casa seus copos eco, garrafinhas ou canecas. Assim damos preferência para itens que possam ser higienizados, reutilizados e tenham baixo impacto ambiental nocivo.
DESCARTES ESPECIAIS – Dispomos de um coletor de óleo de cozinha e de materiais eletrônicos, evitando que esses utensílios entrem em contato com plantas e animais na natureza, pois não podem ser descartados nas lixeiras comuns sob risco de contaminação.
SELO FSC – Da sigla em inglês Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal, em português), o selo FSC também é popularmente conhecido como Selo Verde. Ele está presente em nossas produções literárias como certificação de que foram produzidas com produtos derivados de um processo de produção orientado de maneira ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.
ÁGUA DA CHUVA – Possuímos um coletor de água da chuva com a capacidade de 600 litros em nossa horta orgânica, possibilitando a redução de água potável ao aproveitar os recursos naturais.
MINHOCÁRIO – Nossa horta orgânica abriga um minhocário alimentado com o húmus produzido a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos dos alimentos selecionados da cozinha das Irmãs Escolares.
PAPEL SEMENTE – Incentivamos o plantio de diversas plantas, presenteando estudantes, familiares e educadores para ampliarem o verde a fim de se conectarem com a natureza em ações específicas da escola.
CARONA AMIGA – Lembramos que o trajeto de casa até a escola pode ser mais sustentável. Por isso, recomendamos que os inesianos deem preferência para transporte público ou dividam carona com colegas que morem próximos, bem como venham caminhando ou de bicicleta, quando possível, para reduzirmos a emissão de carbono.
ENERGIA – Recomendamos que as luzes sejam apagadas ao sair dos espaços, bem como computadores, climatizadores e demais eletrônicos sejam desligados após o uso para economizar energia.
ÁGUA – Colaboramos com a economia de água, orientando que, na hora da higiene pessoal, certifiquem-se de que a torneira esteja aberta apenas durante o uso e não esqueçam de desligá-la ao sair do ambiente. Aos que realizam as refeições na escola, orientamos que tenham cuidado ao lavar seus alimentos e utensílios. É fundamental economizar sempre que possível!
LIXO – No Colégio Santa Inês, apostamos na separação correta do lixo e contamos com a colaboração das famílias para fazerem o mesmo em suas casas. É preciso lembrar de sempre verificar o local adequado para descarte de resíduos secos, orgânicos e especiais, como o óleo de cozinha e os materiais eletrônicos.