Tempo de construir competências, habilidades e desenvolver múltiplos letramentos

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, os estudantes constroem competências e habilidades nas diversas áreas do conhecimento, além de desenvolverem múltiplos letramentos e competências socioemocionais. As competências infantis, nesta nova etapa escolar, desenvolvem-se através de propostas intencionais, interativas e contextualizadas, ricamente organizadas, buscando a apropriação de saberes mais complexos nas diferentes áreas do conhecimento. Assim, a aprendizagem da leitura e da escrita e a construção do pensamento lógico são considerados os alicerces da proposta pedagógica em que o estudante constrói conceitos e amplia seus conhecimentos. A afetividade e o atendimento personalizado são essenciais e garantem o sucesso escolar.

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, as salas de aula são espaço propício às interações, à construção da história do grupo e sua documentação. Esse espaço favorece explorações e descobertas, o agir e o pensar sobre a ação, contribuindo de forma direta e indireta para a consolidação dos saberes. O ambiente físico das salas de aula do 1º Ano é organizado em Áreas Temáticas: Área do Faz de Conta e da Matemática – Mathematics and Imagination Area, Área das Linguagens – Ideas Area, Área dos Projetos e Experimentos – Projects and Experiments Area.

As ações educativas nos Anos Iniciais enfatizam as competências socioemocionais construídas a partir do diálogo e da escuta dos estudantes, com ênfase no autocuidado, na regulação das emoções e na formação dos vínculos de amizades. As assembleias escolares são práticas democráticas que auxiliam na cultura de paz e fortalecem essa competência. A Matemática, de forma concreta, surge a partir de vivências e atividades práticas que potencializam o aprendizado dos conceitos lógico-matemáticos aplicados para resolução de problemas. Já a Educação Bilíngue acontece, diariamente, em todos os anos de ensino, proporcionando interação com a Língua Inglesa em ações cotidianas nas diferentes áreas do conhecimento, com docência compartilhada entre a professora regente e a da língua adicional inglesa. Já a pesquisa e a investigação de mundo permitem que os estudantes observem, levantem hipóteses e construam novos conhecimentos para responder às questões do mundo contemporâneo, articulando os diferentes conhecimentos.

Saiba mais sobre o Ensino Fundamental Anos Iniciais e os demais Níveis de Ensino.