Turmas do 2º Ano resgatam a história do colégio e conhecem ex-alunos, formandos de 2019
Na semana em que o colégio completou 74 anos, as turmas do 2º Ano do Ensino Fundamental realizaram diferentes atividades, homenageando a escola por essa data tão significativa. Um grupo de ex-alunos, que se formou em 2019, participou das aulas on-line encantando as crianças com uma experiência inédita. Eles falaram sobre a influência do Colégio na sua formação enquanto indivíduos e também deram “dicas” sobre como aproveitar melhor a escola e a vida de estudante. Os estudantes cantaram o hino do CSI juntos, e o encontro finalizou com uma rodada de perguntas das crianças para os ex-alunos, numa conversa muito especial para todas as turmas.
Este grupo de ex-alunos fez parte da implementação do novo currículo da escola, quando, em 2008, iniciou o Ensino Fundamental de nove anos. O encontro foi promovido pelas professoras do 2º Ano, que tiveram esses alunos no passado. Foi um resgate muito significativo sobre a história da escola, valorizando este espaço de trocas, amizades, construção de conhecimentos, saberes e valores.
Gabriela Kilian de Oliveira compartilhou com as turmas 21 e 24, das professoras Camila e Delene, relatos sobre a sua trajetória desde a Educação Infantil até o último ano do Ensino Médio no Colégio. A ex-aluna destacou alguns momentos marcantes e a importância da participação nas atividades escolares, como o Grêmio Estudantil.
Já Lucas Pires participou da aula da turma 23, da professora Luciana, a qual o conhece desde que nasceu. Em seu relato, ele contou que fez parte da equipe de robótica, participou do GESI e, ainda, falou da importância dos estudantes se envolverem nos projetos oferecidos pelo Colégio.
Anna Carolina Martins, Diego Born, Viccenzo Ramos, Nathan Silva e Thiago Costa foram ex-alunos da professora Bibiana, no ano de 2012, quando estavam no 5º Ano. Eles entraram nas aulas da Turma 22, em um dia em que a turma é dividida em quatro grupos. Foi uma experiência muito significativa para todos! As crianças da Turma 22 descobriram que estavam nascendo na época em que esses adolescentes eram alunos da sua atual professora. Com esse encontro, os estudantes ouviram muitas coisas dos adolescentes, que destacaram que devemos cultivar nossas amizades com os colegas da turma, valorizar os espaços da escola, buscar nos aproximar dos professores, participar com envolvimento dos projetos e aprender a gostar de estudar desde cedo.
"Foi muito bonito este encontro, pois, além de resgatar lembranças lindas das nossas memórias e de homenagear a escola, vimos que podemos abrir novas possibilidades e conexões em tempos de pandemia, nos fortalecendo como comunidade inesiana", avaliou a professora Bibiana, da turma 22.
Na quinta-feira, dia 10 de setembro, os estudantes também puderam conhecer um pouco mais de como eram os espaços da escola antigamente, através de uma apresentação de fotos históricas montada pelas professoras. Essas atividades estão inseridas no projeto “A escola como um espaço de memórias - mudanças e permanências”, que está sendo desenvolvido no 2º ano. Agora, as crianças estão no processo de entrevistar alguém que estudou ou trabalhou no Santa Inês no passado, para aprenderem um pouco mais sobre a história do Colégio.
No momento bilíngue, as crianças fizeram uma aula de culinária, preparando um Mug Brownie de microondas e cantando parabéns, com direito a assoprar as velinhas. Dessa forma, tiveram a oportunidade de homenagear a escola vivenciando o idioma de forma lúdica e afetiva juntamente com seus colegas e as teachers Marianna e Cristiane.