Um mesmo tema sob a perspectiva de diferentes Áreas do Conhecimento

Hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas do sistema endócrino ou por neurônios especializados, primordiais para o funcionamento do corpo humano. O termo vem do grego e significa "estímulo" ou "estimular".  Para aprender mais sobre o tema, que faz parte dos conteúdos de Química Orgânica do 3º Ano do Ensino Médio, os estudantes participaram de uma aula conjunta, com os professores de Química, Mariana Marasca, e de Educação Física, Celso Vieira. “A regulação desses hormônios é essencial para a nossa saúde física e mental, sendo assim, existem determinados exercícios físicos que conseguem liberá-los e nos ajudam a passar de uma forma ‘menos ruim’ por esses tempos de pandemia”, explica Mariana, lembrando que a endorfina, a serotonina, a ocitocina e a dopamina são consideradas os hormônios do prazer ou hormônios da felicidade, pois interferem no funcionamento da nossa vida e estão diretamente ligadas ao bom humor e ao bem estar.

O conteúdo foi abordado em uma aula on-line ao vivo, que segue a proposta de itinerários temáticos, com atividades interdisciplinares e sequências didáticas que intencionam relacionar as condições cognitiva, emocional e física dos estudantes com os objetos de estudo dos componentes curriculares que participam da interação. “Com esse formato, aproximamos os conteúdos ao contexto que está sendo vivenciado na casa dos estudantes. E este tema, em especial, reforça que ao ter um bom pensamento ou fazer uma atividade física estamos ativando conscientemente esses hormônios de bem-estar”, avalia a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires, lembrando a importância de contextualizar os conteúdos para um melhor aprendizado. As aulas on-line são realizadas através da plataforma Microsoft Teams, conforme horários agendados com as famílias.