Um pintor que dá vida às paisagens das lembranças
Na Hora do Conto de hoje, a psicopedagoga Márcia do Canto apresenta o livro "O Pintor de lembranças", do escritor espanhol José Antonio del Cañizo, com ilustrações de Jesús Gabán e tradução de Charles Kiefer. A obra, que conta com referências à História da Arte, reúne diferentes personagens e suas lembranças, as quais são representadas através de desenhos pelo personagem central.
“O texto apresenta personagens bem distintos, com lembranças boas e ruins, que são concretizadas através da pintura”, explica Márcia, lembrando que, para que as vivências sejam registradas no papel, antes, precisam ser verbalizadas. E aí está uma importante aprendizagem. “No momento em que a gente verbaliza, as lembranças se tornam mais vivas, presentes. A gente resgata memórias e a palavra cura”, destaca a psicopedagoga, ao lembrar a importância da escuta. “Ao falar, a gente vai organizando pensamentos e, consequentemente, organizando as nossas emoções. E, para o ouvinte da história, o reconhecimento das emoções do outro estimula a empatia”, complementa, ao lembrar das habilidades socioemocionais estimuladas através dessa troca de experiências.
Quer saber sobre esta história pra lá de poética, formada por micronarrativas e ilustrações incríveis? Então, assista ao vídeo e se inspire! Depois, é só lembrar e desenhar momentos marcantes da sua vida para compartilhar lembranças em família!