Uma noite para brincar e aprender sob o céu estrelado

Foi ao som do clássico “Carimbador Maluco”, de Raul Seixas, que as turmas da Educação Infantil do Colégio Santa Inês entraram no fantástico mundo de “Uma Noite Estrelada” – um momento esperado o ano inteiro pelas famílias que já conhecem o encontro a céu aberto.

A experiência, com gosto de aventura e descoberta, descortinou um novo cenário na escola na última sexta-feira (1º/12): estrelas marcavam o caminho até o pátio e revelavam uma lua iluminada à espera das crianças e de suas produções artísticas, que abrilhantaram a decoração deste universo de aprendizagens e brincadeiras.

“O foco central de ‘Uma noite Estrelada’ é oferecer vivências noturnas no ambiente escolar, permitindo que as crianças explorem a fascinante transição entre o dia e a noite”, revela a professora Ana Lúcia Farias.

Aquecimento

O mergulho nesta temática começou antes mesmo da “Starry Night”, com histórias literárias sobre o Universo, astronautas, dia e noite, Via Láctea, além de todas as aprendizagens lúdicas em língua inglesa, que assumiram o papel de aquecimento para a grande noite.

Durante a semana, os pequenos de 4 a 6 anos tiveram um bate-papo com a estudante de Astrofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Luiza Bonacina Beust; assistiram à simulação do eclipse solar com o protótipo de LEGO e pelo app Solar Walk no telão com a professora Ângela Lengler, de tecnologias Educacionais; e visitaram o E-Class com o professor de Física Gustavo Kessler.

“O evento ‘Uma Noite Estrelada’ tem por objetivo primordial possibilitar às crianças vivências noturnas na escola e muitas aprendizagens lúdicas sobre o Universo, que desperta tanta curiosidade na infância”, explica a coordenadora da Educação Infantil, Rosana Rego Cairuga.

Sob a luz da lua e das estrelas, as crianças embarcaram em brincadeiras como caça aos planetas escondidos no jardim, passeio pelas praças da escola, observação do céu por meio de IPads e desenhos na sala Neon Magic – tudo no ritmo de canções como “Lindo Balão Azul”, de Guilherme Arantes.

A programação, também teve espaço para as famílias, que foram recebidas no auditório em assentos muito especiais: cada um batizado com o nome de um planeta para cantarem a música natalina “Bate o Sino”, com a professora Lisandra, e “Jingle Bells”, com as teachers Giovanna Bianchini e Giovanna Santos e teatro de sombras.