Vivência holística, fé e espiritualidade
Nos dias que antecedem a Páscoa, a Pastoral Educacional realizou uma série de encontros com os diversos níveis de ensino. A intenção foi estimular a vivência holística dos espaços sagrados da escola, articulando conexões com as diferenças e reinventando “novos lugares teológicos” para o desenvolvimento da fé e da espiritualidade hodierna e encarnada da comunidade escolar. “O objetivo dos encontros foi fomentar e nutrir, com vivacidade e dinâmica criativa, a mística educacional das IENS, perpassada pela espiritualidade cristã e pela vivência do carisma de Madre Teresa, possibilitando novas relações num religar e interligar, num ressignificar gestos, palavras e símbolos religiosos, numa perspectiva holística, de acordo com cada faixa etária”, explicou o coordenador da Pastoral Educacional do Colégio, Josimar Philippsen.
Para cada faixa etária, uma abordagem diferente. Na Educação Infantil, o tema foi “A alegria de um Deus que dança”. Nos encontros, os professores Josimar Philippsen e Ir. Maria do Carmo celebraram a Páscoa através de canções, símbolos pascais e a história que representa a alegria. Nos Anos Inicias, os encontros tiveram como tema “Um Deus que brinca e partilha”. Foi realizada uma sensibilização para uma concepção alegre e fraterna ao sagrado que habita em nós. A vivacidade de um Deus ressuscitado que se alegra na partilha. “Convidamos as crianças a verem Deus onde acontecem coisas boas e divertidas”, explica Josimar.
Já nos Anos Finais, o trabalho foi desenvolvido pela Pastoral juntamente com os professores Tarcísio Danelon Irmã Maria do Carmo e teve como temática os “Sinais de vida nos cenários hodiernos”. Durante os encontros, realizados na capela do Colégio, os professores retomaram a narrativa da vida de Jesus e sua proposta de anúncio do Reino de Deus, ressaltando a concepção de evangelização da Rede IENS. Através da espiritualidade do diálogo e hodierna, foram analisados pessoas e grupos que são sinais de vida contemporâneos.
Por fim, os encontros do Ensino Médio contaram com a presença dos professores Marcos Paulo Tonial e Bruno Peres e tiveram como tema “A Semana Santa na perspectiva do Quilombo”. Através da narrativa Bíblica da paixão, morte e ressurreição de Jesus, juntamente com os estudantes, foi estimulada a reflexão sobre a perspectiva do quilombo e de suas narrativas, a fim de criar propostas evangelizadoras relacionadas ao bem comum.