Volta às aulas: preparados para o novo ano letivo de 2025?

Prezadas Famílias,


Estamos iniciando um novo ano e se faz necessário lembrarmos algumas combinações importantes para a organização de todos. Sabemos que a escola só terá êxito no seu fazer pedagógico e disciplinar com a união de esforços de escola e famílias.

Temos consciência de que, juntos, com um olhar atento ao contexto social que se modifica constantemente, poderemos contribuir na formação eficaz e no desenvolvimento de nossas crianças, adolescentes e jovens. Quando cada instituição assumir as suas responsabilidades e for fiel à proposta formativa, estaremos contribuindo de forma equânime na formação integral dos filhos e estudantes. Com a modificação da sociedade, a família e a escola também precisaram assumir outros papéis, porém, ainda há funções específicas em cada instituição que são intransferíveis. Educar e ensinar são conceitos muito próximos, porém,precisam ser partilhados e complementados e essa é uma construção que precisamos fazer em conjunto.

O processo formativo é permanente, porém, toda mudança necessita deixar ir alguma coisa, para agregar outras que passam a compor o nosso repertório. Todas as pesquisas apontam evidências de que uma escola de sucesso sinaliza pacto conjunto entre escola e família. Por isso, precisamos intensificar a nossa parceria diária no que tange à formação integral dos nossos filhos e estudantes. Que tal fazermos uma parada reflexiva de alinhamento, para começarmos um ano letivo de forma produtiva e de construções de novas possibilidades de crescimento para os nossos filhos e estudantes?

Para que isso aconteça, relembramos alguns combinados básicos para o bom andamento da escola:


1. Cabe à família monitorar os horários de chegada e permanência na escola no turno normal de aula e no contraturno. A pontualidade é um valor e uma necessidade, além de ser uma forma de respeito aos que chegam no horário. Que tal darmos uma revisada de como os horários funcionam na nossa família e nas suas rotinas?


2. Lembramos sobre a importância de criarmos um clima favorável ao ensino e aprendizagem para os nossos educandos. Portanto, precisamos da colaboração das famílias quanto ao horário de deixar as crianças na escola, especialmente, no período da tarde. Reiteramos que observem o horário de chegada das crianças, não antes das 12h45min. O turno da manhã encerra suas atividades às 12h50min. Crianças soltas no pátio se desorganizam, correm riscos e, por vezes, impossibilitam o bom andamento das atividades do outro turno.


3. Reiteramos que o uniforme e o crachá para acesso e permanência na escola são de uso obrigatório. Lembramos de que a segurança no ambiente escolar depende, também, do compromisso das famílias no cumprimento das normas. Façamos dessas orientações,
possibilidades de organização. A cada situação que precisamos deslocar um funcionário do pátio, da portaria ou da sala de aula para levar a criança até a família, deixamos de atender os demais estudantes que necessitam atenção e estão sob nossa responsabilidade. Pedimos a compreensão das famílias em levar a sério esses acordos.


4. O que muda com a proibição do uso de celulares nas escolas?
A partir deste ano, passa a ser proibido o uso dos aparelhos eletrônicos portáteis – como celulares – durante as aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica. A medida só permite exceções em situações pedagógicas autorizadas, casos de emergência ou para necessidades específicas como acessibilidade e saúde. Essa mudança tem como principal objetivo criar um ambiente escolar mais saudável, que favoreça a aprendizagem, o convívio social e o bem-estar das crianças e adolescentes. Para que essa medida seja eficaz, cabe também à família, colocar regras e limites e acompanhar os filhos com olhar cuidadoso. Mais uma vez, precisaremos andar juntos. O diálogo franco será fundamental.


5. O estudo contínuo constitui prática fundamental para o sucesso escolar. Ajudar ao estudante a manter-se em dia com seus estudos e atividades é um ato de amor familiar. O estudante precisa intensificar a organização para revisões e estudos, diariamente. É muito importante o acompanhamento familiar para ajudar o(a) filho(a) na construção de hábitos de estudos, para que possa ter a tranquilidade de demonstrar o que aprendeu ou pedir ajuda para revisões necessárias. Só conseguiremos desenvolver hábitos necessários para um desenvolvimento integral se tivermos constância. Que tal abraçarmos essa ideia desde o início?

6. Lembrem-se de que o hábito de leitura diária é um bom indicador de desenvolvimento. Você tem na sua rotina um tempo de revisar o programa escolar, para verificar o tempo de leitura do seu/sua filho(a)? Porém, não basta apenas observar o tempo de leitura, precisamos atentar-nos para a qualidade desse tempo. Que tal, vez por outra, uma leitura coletiva em família? Talvez, dessa forma, teremos mais possibilidades de estreitar vínculos.


7. No período da entrada dos estudantes, pedimos a gentileza aos responsáveis para seguirem as orientações da escola, de não permanecerem no pátio, exceto em casos excepcionais autorizados, por necessidade de acompanhamento de algum estudante que precisar de apoio. As famílias da Educação Infantil estão autorizadas a entregar as crianças às professoras e/ou auxiliares, assim como buscá-las na sala no final da tarde, respeitando os horários combinados e contratados.


8. Para uma melhor funcionalidade e conforto das famílias a saída, fora de horário, quando autorizada, será pela Barão do Amazonas, nº 36, até às 17h30, ou pela Protásio Alves, nº 2493, caso alguém preferir, até o mesmo horário.


9. O ingresso das famílias no pátio da escola se dará 15min antes do término do turno de aula. Dessa forma, evitamos o fluxo de circulação de pessoas nos corredores e locais das atividades dos estudantes.


10. As inscrições para as atividades extras, serão feitas diretamente com o professor responsável, conforme dados no site da escola, exceto, o Coro Infantil e a Equipe de Robótica, que terão a inscrição na Tesouraria da escola. Estarão disponibilizadas 50 vagas
para o Coro Infantil – 3º ao 5º Ano e 20 vagas para a Equipe de Robótica para Competição (estudantes do 6º  ao 1º ano do Ensino Médio.


11. Vamos, juntos, perfazendo o processo de educação integral dos nossos estudantes. O que fizermos hoje repercutirá na vida e na caminhada de todos. O importante é estar vigilantes e atentos ao programa educacional que traçamos para os nossos filhos e estudantes. Ele só será efetivo quando fizermos dele o nosso melhor projeto e investimento.

Desejamos um bom retorno a todos e um excelente ano letivo.

Atenciosamente,
Ir. Celassi Dalpiaz
Diretora