Voluntariado: quando o bem comum nos transforma - Colégio Santa Inês

Voluntariado: quando o bem comum nos transforma

No Dia Internacional do Voluntariado, 5 de dezembro, celebramos mais do que ações solidárias, celebramos a potência de pessoas que escolhem agir para além do que é esperado da cidadania. Ser voluntário é mais do que doar tempo ou habilidades: é embarcar em um processo de amadurecimento pessoal e coletivo.

Quando pessoas se unem em torno do bem comum, algo poderoso acontece: antes mesmo de transformar o mundo, elas despertam uma transformação dentro de si. A frase sintetiza o espírito do Voluntariado: é no encontro com o outro, na partilha de experiências, que floresce a verdadeira mudança. A vida é plural e compartilhada, e o Voluntariado nos lembra disso todos os dias.

Ao dedicar-se a uma causa, o voluntário transcende sua condição de cidadão. Ele se torna agente ativo na construção de uma sociedade mais justa, mais empática e mais igualitária. Cada gesto, por menor que pareça, já é o mundo melhor acontecendo.

No Voluntariado do Colégio Santa Inês, os estudantes aprendem com a diversidade, criam novas conexões com pessoas fora de seus círculos sociais, conhecem outras realidades e se abrem para experiências que ampliam a visão de mundo. Ao fazer isso, os inesianos se desenvolvem integralmente, e enriquecem suas trajetórias pessoais e profissionais. Sendo assim, eles se tornam mais conscientes da interdependência que nos conecta em todas as dimensões da vida.

Neste Dia Internacional do Voluntariado, celebramos também uma ação muito especial: em uma visita à Associação Madre Teresa de Jesus, carinhosamente chamada de “Casinha”, no Morro Santana, nossos estudantes protagonizaram momentos de troca, aprendizado e cuidado com a terra e com o outro.

Junto às crianças atendidas pela associação, os voluntários realizaram uma oficina de confecção de mini estufas artesanais, plantaram mudas de alface na horta comunitária (usadas posteriormente nas refeições) e ajudaram desde a adubação do terreno. Foi uma experiência de conexão genuína com a natureza e com a realidade das crianças da região, fortalecendo o compromisso com a solidariedade e a transformação social que o Voluntariado propõe. A escolha de plantar algo comestível e não apenas ornamental está alinhada com o direito humano à alimentação adequada.

Para estudantes, participar do Voluntariado do Colégio é uma oportunidade de vivenciar um caminho de desenvolvimento humano multidimensional. É, também, um convite a agir com solidariedade, a se colocar no lugar do outro, e a compreender que transformar é também transformar-se.

Que este Dia Nacional do Voluntariado inspire toda a comunidade inesiana a continuar de olho no mundo melhor que cada gesto voluntário constrói: com coragem, empatia e a certeza de que a mudança que queremos no mundo começa em nós.