Waterproof Challenge: estudantes do 8° ano participam de desafios em língua inglesa em saída de estudos

No dia 24 de março, os estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental Anos Finais realizaram uma saída de estudos para Casa de Retiro Madre Teresa, em Viamão. Durante uma tarde, os jovens vivenciaram uma imersão em língua inglesa, enfrentando diversos desafios relacionados à temática desenvolvida nas pesquisas em sala de aula: a água. 

O evento foi organizado pela equipe de planejamento do The 3 I’s Club, integrante do Programa Bilíngue do Colégio Santa Inês, e teve como objetivo central promover a utilização da língua inglesa em diferentes contextos, por meio de situações de intercâmbio oral.   

A educadora Raiany Tomazzi ressalta que a saída contribuiu significativamente para que os estudantes tivessem a oportunidade de experienciar o idioma em um novo ambiente. 

“As propostas desenvolvidas durante a saída de estudos foram planejadas de maneira a oportunizar espaços fora da sala de aula que também estimulem os estudantes a mobilizarem a língua inglesa em um contexto real e necessário de utilização, garantindo, assim, a aprendizagem a partir de experiências significativas”, afirma Raiany.   

Além de aprimorar os conhecimentos referentes ao componente curricular, a saída de estudos ainda possibilitou a sensibilização para a temática de pesquisa, promovendo integração entre os estudantes e incentivando a investigação sobre as diferentes problemáticas envolvendo a água.  

A programação contou com os mais variados desafios, como desenvolver hipóteses para descobrir a melhor forma de descongelar um grande cubo de gelo para encontrar uma charada em língua inglesa, que indicaria a localização de um tesouro.  

Os participantes também puderam plantar mudas para uma “horta em vaso”, que, posteriormente, foi levada para o E-class, onde está sendo cuidada, acompanhada e analisada pelos próprios estudantes. 

Para a professora Iasmine Lopes, o evento foi uma oportunidade para colocar os conhecimentos em prática. “Os estudantes se engajaram muito nas atividades.  Vivências como essa fazem com que eles experienciem o conteúdo de outras formas e enxerguem novas possibilidades de aprendizagem”, afirma. 

“No desafio que envolvia gelo, por exemplo, percebemos os estudantes discutindo diferentes hipóteses de como seria mais rápido e eficaz o descongelamento do material e testando, na prática, suas teorias”, destaca a educadora.