Alfabetização, Letramento e Leitura Crítica nos Anos Iniciais: o que significa ser uma escola referência

Ser uma escola referência em alfabetização e letramento nos Anos Iniciais vai além de garantir que os estudantes aprendam a ler e a escrever. No Colégio Santa Inês, essa missão é um compromisso com a formação integral, preparando-os para enfrentar um mundo complexo e interconectado.

Muitas das iniciativas do Colégio exemplificam esse compromisso ao expandir a compreensão leitora dos estudantes para além do ambiente escolar. Elas ultrapassam as abordagens tradicionais, integrando a análise crítica de temas contemporâneos, o que promove a reflexão e o desenvolvimento de habilidades de análise, síntese e avaliação de informações.

As propostas didáticas são cuidadosamente planejadas com abordagens inter e transdisciplinares, envolvendo mediação pedagógica, pesquisa e uso de diversas linguagens. O Santa Inês entende que alfabetizar e letrar também significa ensinar os estudantes a contextualizar informações, questionar as fontes e compreender o impacto social, cultural e político do que leem.

A ênfase na leitura crítica desde os primeiros anos escolares é uma das características que tornam o Colégio uma referência em educação. Ao explorar diferentes perspectivas, os estudantes desenvolvem o pensamento crítico, essencial para a formação de cidadãos informados e éticos.

Essa abordagem prepara os estudantes para compreenderem e interagirem com o mundo ao seu redor, utilizando a leitura como uma ferramenta poderosa de comunicação e aprendizado. A evolução nos questionamentos e nas argumentações feitas pelos estudantes ao longo dos projetos desenvolvidos nos Anos Iniciais evidencia o sucesso dessa metodologia, demonstrando o avanço na sofisticação e profundidade de suas reflexões.

No Colégio Santa Inês, ser uma escola referência em alfabetização e letramento não é apenas um título, mas sim um compromisso contínuo com a excelência educacional e a formação integral dos estudantes.

 

Viviane Ribeiro Nectoux – Coordenadora Pedagógica
Laura Bagatini de Almeida – Assistente Pedagógica