
Anos Iniciais e a intencionalidade de Alfabetizar Letrando
O Colégio Santa Inês é um exemplo de excelência no processo de alfabetização e letramento, e adota uma metodologia de ensino que vai além do aprendizado das letras e palavras. Seu diferencial está na proposta de alfabetização e letramento com significado, onde os processos de leitura e escrita estão conectados com o cotidiano, fazendo com que a aprendizagem não seja algo isolado, mas sim um conhecimento prático para a vida.
A escola acredita que a alfabetização potencializa uma leitura do mundo. Isso significa que as crianças são estimuladas a compreender o contexto em que essas palavras estão inseridas, relacionando-as com a realidade ao seu redor. Ao integrar leitura e escrita em situações concretas, o aprendizado é sentido no dia a dia, tornando os estudantes ativos em suas descobertas.
A escola adota a perspectiva de que alfabetizar e letrar são processos complexos, que vão além da instrução formal e envolvem a construção de significados, habilidades cognitivas, culturais e competências socioemocionais.
Além disso, a instituição compreende o letramento como uma prática social, onde a escrita e a leitura se tornam ferramentas para transformar realidades, de maneira contínua e contextualizada. Assim, o Colégio Santa Inês garante que seus estudantes não só aprendam a ler e escrever, mas também desenvolvam a capacidade de usar esses conhecimentos em múltiplos contextos de forma significativa e eficaz.
A educação no Ensino Fundamental Anos Iniciais busca estimular a curiosidade, o senso crítico e a criatividade, do 1º ao 5º ano. A metodologia promove uma abordagem, onde a leitura e a escrita se tornam instrumentos de expressão e transformação, refletindo um compromisso contínuo com a formação integral. Além disso, adota práticas pedagógicas que respeitam o ritmo e as particularidades de cada estudante, garantindo que todos possam avançar no processo de alfabetização e letramento, de forma personalizada.
Além do olhar sensível diante da Alfabetização e do Letramento, outra importante proposta dos Anos Iniciais é a abordagem bilíngue. Do 1° ao 4° ano do Ensino Fundamental, a docência compartilhada (professora e teacher) contribui para o aprendizado da Língua Inglesa por meio da exploração significativa de diferentes habilidades vivenciadas em situações reais do cotidiano, em processos interativos nas diferentes áreas do conhecimento. No 5° ano, o desenvolvimento da língua adicional acontece a partir de interações dinâmicas nas aulas de Science, Robotics, Art e English.
Ao garantir uma base sólida para seus estudantes, o Santa Inês os prepara para os desafios do presente e do futuro, formando cidadãos críticos, conscientes e interculturais. Com uma proposta pedagógica que integra tradição e inovação, o Colégio continua a ser referência para outras instituições e a se destacar como um espaço onde a alfabetização e o letramento são mais do que processos de aprender a ler e escrever — são ferramentas para experienciar e transformar o mundo.