Colégio disponibiliza telão para que estudantes possam assistir aos jogos da Copa

A Copa do Mundo de Futebol, que inicia no próximo dia 14, será na Rússia: mas quem disse que por este motivo a mobilização brasileira será menor? O torneio, que acontece até o dia 15 de julho, reunirá 32 países, incluindo o Brasil. E em tempos de Copa, não é só em campo que o Brasil joga. As salas de aula de todo o país são tomadas por verde amarelo, e, mais do que cores, projetos e atividades têm como objetivo despertar nos estudantes a vontade de aprender mais sobre o esporte, que é uma das grandes paixões nacionais.

No Colégio Santa Inês, entre as novidades previstas para a Copa da Rússia, está um telão para que a comunidade escolar não perca os jogos do Brasil. As aulas ocorrerão normalmente, mas, no horário das partidas, estudantes, professores e colaboradores poderão assistir aos jogos juntos, retornando às atividades previstas após o término da disputa. “Vamos funcionar normalmente, mas, também, teremos um espaço adequado para que os inesianos possam curtir e torcer pela Seleção brasileira na Copa”, ressalta Ir. Celassi Dalpiaz, diretora da instituição. A partir das oitavas de final, além do telão, as famílias que desejarem poderão buscar seus filhos na hora do jogo para assistir em casa.

E se em campo treinadores e jogadores são as estrelas, em sala de aula são os professores e estudantes que batem um bolão. Para que os jovens fiquem atentos e não errem o passe na hora de dar conta dos conteúdos, projetos e atividades são desenvolvidos relacionando curiosidades e informações factuais com as matérias previstas no planejamento pedagógico, instigando o interesse e estimulando o aprendizado. “Os diversos projetos desenvolvidos em sala de aula têm como objetivo maior estabelecer relações e construir significados para que os nossos estudantes consigam desenvolver habilidades que lhes possibilitem perceber o mundo de forma integrada” destacou Maria Waleska Cruz, Coordenadora Pedagógica Geral.

Os estudantes do projeto Multi-idade, que permanecem na escola durante o turno inverso, já iniciaram a decoração temática dos ambientes. As atividades previstas no planejamento incluem contação de histórias relacionadas com o futebol e a trajetória das Copas, além de estudos sobre cultura e curiosidades dos países envolvidos, como a Rússia e suas Matrioskas, por exemplo. Nesta semana, pais da Educação Infantil e do 1º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental foram convidados a participar com os estudantes da ambientação das salas de aula para a Copa. “Estas atividades proporcionam a interculturalidade, que faz parte da nossa proposta pedagógica e propicia a troca de experiências, além do enriquecimento mútuo”, conclui a diretora.