Conheça o projeto “Trajetos de Afeto e Cuidado: Desacelere pela vida, respeite as regras de trânsito”. - Colégio Santa Inês

Conheça o projeto “Trajetos de Afeto e Cuidado: Desacelere pela vida, respeite as regras de trânsito”.

Projeto da Educação Infantil é finalista do 17º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito

O Colégio Santa Inês celebra com orgulho a conquista da Educação Infantil, finalista do 17º Prêmio EPTC de Educação para o Trânsito, com o projeto “Trajetos de Afeto e Cuidado: Desacelere pela vida, respeite as regras de trânsito”.

A premiação, promovida pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), reconhece iniciativas que contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito, valorizando práticas educativas que inspiram o cuidado com a vida.

Educar para o trânsito desde a Primeira Infância

Na Educação Infantil, cada descoberta é uma nova forma de compreender o mundo. As crianças, curiosas e observadoras, demonstram grande interesse pelas dinâmicas da cidade: as ruas, os veículos, as placas e as sinaleiras. Todos esses elementos despertam questionamentos e hipóteses que revelam a capacidade investigativa dos pequenos.

Partindo desse olhar sensível e investigativo, o projeto “Trajetos de Afeto e Cuidado” foi desenvolvido de forma lúdica e participativa durante o primeiro semestre de 2025, pela professora Fernanda Souza, com a turma N3B. O objetivo central foi despertar a consciência sobre segurança e cuidado no trânsito, incentivando atitudes de respeito, paciência e empatia, valores essenciais para a convivência cidadã.

Aprendendo com afeto e significado

As atividades integraram diferentes Campos de Experiências e contribuíram para que crianças e famílias se engajassem em viver um trânsito mais empático e colaborativo. Foram realizadas experiências ricas e interativas, nas quais as crianças puderam investigar, criar, dramatizar e refletir sobre comportamentos seguros no trânsito.

Entre as etapas desenvolvidas, destacam-se:

-Exploração artística, inspirada nas obras do artista gaúcho Eduardo Vieira da Cunha, cujas pinturas retratam meios de transporte e paisagens urbanas;

-Experimentos com carrinhos de brinquedo, nos quais as crianças observaram a relação entre velocidade e controle, refletindo sobre os riscos da pressa;

-Leitura e interpretação do livro “A Raposa Vai de Carro”, da autora Susanne Strasser, que serviu como ponto de partida para discutir as leis de trânsito e a importância de dirigir com cuidado e atenção;

-Identificação de placas de sinalização, promovendo o reconhecimento das cores, formas e significados dos sinais de trânsito;

-Festa da Paternagem – “Trajetos de Afeto: um passeio de diversão com quem eu amo!”, momento de partilha com as famílias, no qual adultos e crianças percorreram juntos uma pista educativa montada no auditório do colégio, praticando o respeito e o cuidado mútuo no trânsito.

No projeto, as crianças realizaram a atividade “Desacelere: seu bem maior é a vida”, na qual pintaram pequenos massageadores de madeira em formato de carro e participaram de uma experiência de massagem afetiva: gesto simbólico que reforçou o propósito central do projeto: desacelerar e cuidar de quem se ama no trânsito.

Formar para transformar

Mais do que compreender as regras do trânsito, as crianças tornaram-se multiplicadoras de atitudes positivas, levando para casa reflexões e novos hábitos que inspiram os adultos ao redor. A proposta reafirma o compromisso do Colégio Santa Inês com uma educação integral, cidadã e humanizadora, que valoriza o protagonismo infantil e o poder transformador das ações cotidianas. O reconhecimento, como finalista do Prêmio EPTC, reforça a importância de inserir a educação para o trânsito no contexto escolar, desde cedo, como forma de construir uma sociedade mais segura e consciente.