I CSI Mundi: muita emoção e aprendizado marcam a primeira edição do evento inesiano de simulações diplomáticas

Nos dias 27 e 28 de outubro, o Colégio Santa Inês sediou seu primeiro evento de simulações diplomáticas com a estreia da nossa CSI Mundi. Contando com três comitês, o evento proporcionou o estudo e o debate de assuntos que permeiam o cenário internacional. Foram dois dias memoráveis que já têm data marcada para se repetir: nos dias 07 e 08 de junho de 2024, nos reencontraremos para a II CSI Mundi!

Além da Agência de Comunicações, responsável pela cobertura jornalística do evento, a edição contou com mais dois comitês: uma Assembleia Geral das Nações Unidas para a Crise dos Mísseis de 1962, e um Conselho dos Direitos Humanos acerca da situação dos refugiados ambientais.

Seguindo o Model United Nations (MUN), as simulações inesianas reuniram 45 estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao 3° ano do Ensino Médio de diferentes escolas da capital, entre eles:

  • Colégio Anchieta;
  • Colégio Farroupilha;
  • Colégio Marista Graças;
  • Colégio Marista Rosário;
  • Colégio Militar de Porto Alegre;
  • Colégio Monteiro Lobato;
  • Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho;
  • Colégio Salesiano Dom Bosco;
  • Pan American School of Porto Alegre.

Idealizada pela coordenadora pedagógica Fabiana Pires e pelo professor Bruno Peres, o evento teve como secretária-geral a fundadora e orientadora do nosso Grupo de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas (GRISD Inesiano), Luana Pazutti. Enquanto, o vice-secretariado-geral foi ocupado pela estudante do 3° ano do Ensino Médio, Ana Carolina Monteiro.

 

Confira a programação da I CSI Mundi!

O primeiro dia de debates iniciou com o Credenciamento, no qual os participantes puderam retirar seus crachás, plaquinhas e ecobags com brindes exclusivos. Em seguida, ocorreu a Cerimônia de Abertura, que contou com discursos da diretora da escola, Irmã Celassi Dalpiaz, do secretariado do evento e do professor Bruno Peres.

Foram seis sessões de debates repletos de novos aprendizados e discussões que findaram em propostas de resoluções pacíficas para ambos os comitês. Além disso, os delegados ainda puderam participar de uma Coletiva de Imprensa, respondendo perguntas elaboradas pelos jornalistas do evento.

Para fechar com chave de ouro, a Cerimônia de Encerramento contou com discursos da Irmã Celassi Dalpiaz, do secretariado do evento e da coordenadora Fabiana Pires. Além disso, os participantes assistiram ao telejornal do evento produzido pela equipe da Agência de Comunicações e presenciaram a tão aguardada entrega das menções. Confira as delegações que receberam menções honrosas:

 

Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU)

  • Bruna Demichei Nobre e Diogo da Silva Velho (República Italiana);
  • Henrique Stein Moraes e Rafael Maciel Homrich (República Democrática Alemã);
  • João Gabriel Motta Tappes (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).

Mesas diretoras do AGNU, Ana Carolina Monteiro e Pedro Lourenço, entregam as menções aos delegados.

Conselho dos Direitos Humanos (CDH)

  • Alice Ullmann Borgmann (Estado de Israel);
  • Bárbara Paludo Zeve (Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte);
  • Isabela de Lima Wiedemann (República Federal da Alemanha).

 Mesas diretoras do CDH, Betina Vasatta e Guilherme Ferrugem, junto às estudantes mencionadas.

Agência de Comunicações (AC)

  • Bernardo de Carvalho Dias Cury (AC Escrita CDH);
  • Maria Eduarda Fernandes Fraga (AC Escrita AGNU);
  • Theo Marsiaj de Oliveira Ferreira (AC Audiovisual).

Mesas diretoras da AC, Ana Carolina Volkmann e Luana Pazutti (na foto), realizam a entrega das menções aos jornalistas da I CSI Mundi.

Um sonho saindo do papel

Para a secretária-geral, Luana Pazutti, a I CSI Mundi é um marco para a instituição. “Não há melhor palavra para descrever o sentimento de sediar a primeira edição da CSI Mundi do que gratidão: tornar esse evento realidade é ver um sonho saindo do papel”, afirma.

“Além de enriquecer os saberes das mais diversas áreas de conhecimento, as simulações diplomáticas promovem o aprimoramento da oratória, o desenvolvimento das habilidades argumentativas, a construção de vivências memoráveis e, sobretudo, a ampliação de espaços para o protagonismo juvenil”, complementa a ex-estudante inesiana e atual orientadora do GRISD Inesiano.

A vice-secretária-geral, Ana Carolina Monteiro, atesta isso na prática. “Esse universo das simulações é uma parte muito significativa da minha vida. Ele me trouxe não somente habilidades importantes, como uma boa oratória e a capacidade de argumentação, mas também - o que eu considero mais importante - me apresentou pessoas admiráveis que eu pretendo levar para a minha vida”.

“Vocês não sabem a alegria que eu sinto em vê-los aqui”, destaca Ana Carolina.

 

Quer saber mais? Clique aqui e veja o álbum de fotos do evento!