Equipe pedagógica apresenta projetos sobre alfabetização, letramento e leitura crítica nos Anos Iniciais em Seminário nacional
Fortalecer as competências de leitura e escrita, em todas as áreas do conhecimento, é uma realidade no Colégio Santa Inês. Isso porque os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (que compreende as turmas do 1º ao 5º ano) desenvolvem múltiplas habilidades na construção dos saberes, a partir de propostas interativas e vivenciais para uma alfabetização e letramento eficazes. E permitir que a equipe se mantenha atualizada e qualificada para potencializar as aprendizagens de nossos inesianos também é um cuidado com esse ensino.
Como evidência científica da excelência em educação e da busca por inovação pedagógica, nos dias 24, 25 e 26 de abril, a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Viviane Nectoux e a assistente pedagógica Laura Bagatini marcaram presença no prestigiado II Seminário AlfaRede, um evento de destaque no cenário da alfabetização, leitura e escrita, que também explora suas conexões com diversas áreas do conhecimento. Realizado na renomada PUC-Campinas, o seminário proporcionou um espaço enriquecedor para compartilhar pesquisas e experiências docentes.
“Destacando-se entre os participantes, o Colégio Santa Inês teve o privilégio de ver dois de seus projetos selecionados para apresentação como pesquisa, desenvolvidos pela equipe pedagógica dos Anos Iniciais. Sob os títulos Alfabetização e Letramento: Monitoramento das Aprendizagens e Gestão de Dados e Formação de Leitores Críticos e Reflexivos nos Anos Iniciais, esses projetos representam o compromisso da instituição com a educação básica”, afirma a assistente pedagógica Laura Bagatini.