Estudantes do Santa Inês se preparam para participar de simulações diplomáticas em Harvard e Yale

O evento reúne estudantes das melhores escolas do mundo


O que Harvard e Yale têm a ver com o Colégio Santa Inês? Neste momento, tudo. Isso porque inesianos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio irão participar das simulações diplomáticas das duas instituições: a Harvard World Model United Nations e a Yale Model United Nations.

Em ambas as conferências, que fazem parte do MUN (Model United Nations), estudantes das melhores escolas do mundo simularão papéis de diferentes representantes da ONU (Organização das Nações Unidas) e de personagens relacionados à organização, como agentes políticos, figuras do governo e porta-vozes da imprensa.

“Por meio da simulação, os estudantes aprendem sobre diplomacia, relações internacionais e as Nações Unidas, trabalhando como representantes de um país para resolver um problema com outros delegados de todo o mundo”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Programa Bilíngue, Analice Vacaro.

 

Experiência em cenário internacional

A oportunidade vai além de enriquecer o currículo ou aumentar as chances de estudar em uma universidade no exterior. Por trás da experiência – vivenciada em língua inglesa e em uma cultura estrangeira – está o convite para transformar o mundo a partir de soluções criativas, inovadoras e movidas por empatia.

“Além de exercitar habilidades como se expressar com clareza, argumentar, trabalhar em equipe, liderar e elaborar políticas em um panorama internacional, essa é também uma chance de se tornar um cidadão global e enfrentar os problemas da atualidade de forma ética, contribuindo para um mundo mais justo, igualitário e que respeite os direitos humanos”, completa Analice.

 

Confira a Delegação Inesiana que representará o Colégio:

Luiza Garcias (81)
Giulia Toniolo (91)
Arthur Carbonell (92)
Sofia Dornelles (1A)
Guilherme Guasparin Gualdi (1B)
Isabella Bertolini Arsego (1B)
Lorenzo Susin Carvalho (1B)
Andriele Nunes Camey (2B)

 

Preparação

Antes de embarcar no cenário diplomático, os estudantes vêm se preparando em uma formação interna que vai de novembro a dezembro. Os encontros, que acontecem semanalmente no turno da tarde, são conduzidos por Analice Vacaro, pelo professor de Geografia e Atualidades, Bruno Peres, e pela idealizadora do Grisd Inesiano (Grupo de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas), Luana Pazutti.

Conheça o Grupo de Relações Internacionais e Simulações Diplomáticas do Colégio Santa Inês

Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires, o Grisd serviu de preparação para as simulações em solo norte-americano. “A nossa delegação foi organizada a partir dos estudantes que compõem o Grisd ou do Itinerário de Atualidades e Relações Internacionais, pois o grupo que irá representar o colégio precisa ter algum conhecimento prévio para participar de um evento neste formato”, explica.

No mês de outubro, inclusive, o Colégio Santa Inês recebeu nove escolas de Porto Alegre e região metropolitana para o seu primeiro evento aberto de simulações diplomáticas: o CSI MUNDI – sem dúvida um aquecimento para o que os espera em Nova York. “As simulações internacionais serão uma excelente oportunidade para conhecer uma nova estrutura desse exercício diplomático, com novas fontes e novas relações sociais”, afirma Fabiana.

 

De olho no futuro

Para o estudante do Ensino Médio que deseja construir o seu Projeto de Vida na direção das relações internacionais e negociações diplomáticas, o CSI Mundi trouxe a oportunidade rara de se experimentar nesse universo. “Vivenciar as relações diplomáticas em comitês que representam a Assembleia-Geral da ONU, o Conselho de Direitos Humanos ou, ainda, por meio da Agência de Comunicação foi um exercício importante para quem se interessa por essa área de atuação”, completa.

 

Saiba mais sobre o CSI Mundi: o evento de simulações diplomáticas do Colégio Santa Inês