Orientações para o segundo semestre de 2025 - Colégio Santa Inês

Orientações para o segundo semestre de 2025

Sejam todos muito bem-vindos ao segundo semestre letivo de 2025 no Colégio Santa Inês!

É com grande alegria e entusiasmo que reabrimos nossos portões após o recesso escolar, renovando nosso compromisso com uma Educação que transforma, acolhe e inspira. Esperamos que esse período de descanso tenha sido revigorante para cada família e que todos retornem com energia renovada para mais uma etapa do nosso percurso educativo.

Este novo semestre é mais uma oportunidade para crescermos juntos – estudantes, famílias e equipe escolar – em um ambiente pautado pelo cuidado, respeito e excelência. Ao longo dos próximos meses, queremos continuar construindo, lado a lado, experiências significativas que contribuam para a formação integral de nossos estudantes, sempre com diálogo, parceria e responsabilidade compartilhada.

Também reforçamos algumas combinações essenciais que precisam ser observadas pelas famílias, contribuindo para o bom funcionamento da rotina escolar. Afinal, educar e ensinar caminham juntos – mas é necessário que essa construção aconteça de forma colaborativa entre a escola e os familiares.

Orientações importantes para este retorno em 2025:

  • Utilização do crachá de identificação

O acesso continua condicionado à apresentação do crachá individual. Reforçamos que a segurança no ambiente escolar também depende do compromisso das famílias no cumprimento das normas.
Por isso, lembramos que, em caso de perda, furto ou qualquer outra situação que impeça o uso do crachá nominal, é imprescindível que a Secretaria da escola seja comunicada imediatamente (para além dos colaboradores de portaria, pátio e orientação de turno). Com a Secretaria avisada, serão tomadas as providências necessárias e garantido o acesso seguro do estudante e/ou familiar portador do crachá.

  • Pontualidade

Pontualidade na entrada e na saída é parte fundamental da formação dos estudantes. A responsabilidade é fortalecida pelo exemplo. A família deve acompanhar atentamente os horários de chegada e permanência na escola, tanto no turno regular quanto nas atividades de contraturno.

Alertamos que muitos estudantes têm chegado atrasados ou solicitado saídas antecipadas com frequência, além de permanecerem no turno inverso sem atividade definida. Cada vez que os colaboradores da portaria precisam buscar um estudante que sairá em horário diferenciado, eles deixam descoberto o espaço onde deveriam estar atuando. Não existe tempo de tolerância na entrada, logo, cada minuto de atraso é tempo perdido no aprendizado.

Lembramos: o horário correto de chegada do público da tarde é a partir das 12h45min. As atividades da manhã encerram às 12h50min.

  • Permanência no pátio durante a entrada

No momento da entrada dos estudantes, solicitamos que os responsáveis não permaneçam no pátio, exceto em casos autorizados. Há colaboradores suficientes para acompanhar todos os inesianos durante esse momento.

Famílias da Educação Infantil podem levar as crianças até os professores ou auxiliares e buscá-las nas salas, respeitando os horários combinados e os espaços de circulação.

  • Saída fora do horário

Para maior funcionalidade, as saídas autorizadas fora do horário regular acontecerão pela Barão, 36, até às 17h30min, ou, se preferirem, pela Protásio Alves, 2493, até o mesmo horário.

A entrada das famílias no pátio da escola será permitida 15 minutos antes do término do turno, evitando a circulação nos corredores durante as atividades escolares – este é um espaço exclusivo de educadores e estudantes.

Uniforme escolar

O uso do uniforme é obrigatório para a permanência no Colégio, conforme o regimento disponível na agenda escolar. Reiteramos que contempla todos os segmentos de ensino, inclusive o Ensino Médio.

  • Rotina de cuidados

Mesmo após as férias, o autocuidado precisa seguir presente na rotina. Cuidar do seu sono, organizar o tempo com equilíbrio entre estudos e lazer e respeitar o ritmo de aprendizagem auxilia no desenvolvimento integral dos inesianos.

  • Aparelhos eletrônicos

Relembramos que o uso de aparelhos eletrônicos, especialmente o celular, está proibido pela Lei 15.100/2025 no ambiente escolar, até mesmo no pátio da escola.

  • Ajuda e acompanhamento

As equipes pedagógicas seguem à disposição para apoiar os estudantes na retomada da organização e dos hábitos de estudo. Com constância e diálogo entre escola e família, construiremos juntos uma formação integral mais sólida.

  • Hábitos de leitura

A leitura é um dos pilares formativos educacionais. Mais do que contar minutos, é preciso valorizar a qualidade desse tempo. Que tal uma leitura coletiva em família, de vez em quando?

É sempre uma alegria reencontrá-los! Contamos com a participação de todos para proporcionar uma educação humanizada e que transforma!