
Evento limpo reduz produção de lixo sólido
A comunidade inesiana se engajou na campanha e, no último sábado (16/06), o Colégio Santa Inês realizou a 1ª Festa Junina 100% livre de copos descartáveis. Com a iniciativa, cerca de 8 mil copos de plástico e de isopor deixaram de ser utilizados, evitando o descarte desnecessário destes resíduos. Preocupado com o tempo de decomposição, o descarte e o impacto destes resíduos no meio ambiente, o Colégio optou por disponibilizar copos retornáveis, feitos de polipropileno, livres de Bisfenol A (BPA) e totalmente recicláveis, no sistema caução. A iniciativa está alinhada com as ações que vêm sendo desenvolvidas na escola e que buscam conscientizar toda a comunidade inesiana sobre a importância do consumo consciente e da preservação dos recursos naturais, de modo geral.
No total, cerca de mil copos foram vendidos e, mesmo com a possibilidade de devolução após o evento, menos de 10% retornaram. O resultado mostra que a comunidade acredita neste movimento e, sim, está consciente da importância do projeto. “Na volta às aulas distribuímos canecas de fibra de coco para estudantes, professores e colaboradores. Na Rústica, os inscritos receberam squeezes e, agora, na Festa Junina, conseguimos atingir a meta de não ter copos descartáveis. Isso mostra que a mudança tão necessária é possível”, avalia a Ir. Celassi Dalpiaz, diretora do Santa Inês.
Umas das curiosidades da comunidade escolar em relação à implementação do sistema de caução para os copos retornáveis é a “Logística Reversa”. O que acontece com o copo que retornou depois de ser utilizado? Os itens devolvidos passam por um serviço de higienização em lavadoras industriais que chegam a 90°C, de acordo com as normas sanitárias brasileiras, e que economizam 75% de água em comparação as lavagens manuais. Uma vez higienizados, os copos estão prontos para serem reutilizados, reforçando a cultura do uso consciente. Com o sucesso da ação, o objetivo é seguir estimulando a utilização de copos retornáveis no dia a dia da escola.
Conforme pesquisas, a cada minuto um milhão de copos descartáveis vão parar em aterros sanitários do mundo inteiro demorando séculos para se decompor. No Brasil, somente 16% da quantidade consumida é reciclada (Compromisso Empresarial para Reciclagem – CEMPRE, associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo) e enquanto demoram de 200 a 450 anos para se decompor, esses copinhos vão poluindo ambientes urbanos e facilitando a possibilidade de enchentes, além de intoxicar animais e seus habitats naturais.
Para quem tem interesse, os copos e os porta-copos seguem à disposição na tesouraria da escola, pelo valor de R$ 5,00 cada.