
Ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental: uma transição tranquila para crianças e famílias
O ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental representa um marco significativo na trajetória escolar das crianças que concluem da Educação Infantil. Reconhecendo a importância desse momento de transição, a equipe pedagógica promove, ao longo do ano letivo, o Projeto Nova Etapa: iniciativa que busca tornar esse processo mais acolhedor, natural e positivo para os estudantes e suas famílias.
A proposta tem como foco principal familiarizar as crianças do Nível 4 da Educação Infantil com o novo ambiente e a rotina do Ensino Fundamental. Por meio de vivências cuidadosamente planejadas, os inesianos têm a oportunidade de conhecer as salas do 1º ano, participar de brincadeiras nos espaços comuns, vivenciar o recreio com as professoras do Ensino Fundamental e explorar novas áreas da escola, até então inéditas para a faixa etária.
Muito além de uma simples visita, o projeto é pensado como uma experiência de transição, respeitando o tempo e o desenvolvimento de cada criança. Acredita-se que, ao viverem o presente de forma segura e significativa, os estudantes estarão mais preparados para os desafios futuros. Por isso, o envolvimento de adultos de referência nesse processo é essencial para promover uma passagem tranquila e acolhedora para o novo ciclo escolar.
A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é compreendida como uma continuidade e não uma ruptura. A proposta pedagógica do Projeto Nova Etapa reforça que crescer e avançar, tanto emocional quanto cognitivamente, deve ser motivo de alegria. Além disso, busca desfazer a ideia de que o início da vida escolar no Ensino Fundamental representa o fim do brincar. Pelo contrário: o brincar segue como uma linguagem fundamental das infâncias, essencial para o desenvolvimento integral das crianças.
As famílias também participam de reunião para conhecerem a rotina do 1º ano, considerando que essa tranquilidade e clareza promovida para os adultos, afeta diretamente na segurança das crianças em viver esse processo.
Com o Projeto Nova Etapa, o Colégio Santa Inês se consagra em oferecer uma educação que respeita o tempo das infâncias e acolhe as emoções envolvidas em cada nova fase, criando pontes entre os ciclos e fortalecendo os vínculos que sustentam as aprendizagens.
De acordo com o psicólogo escolar do segmento, Arthur Daudt, "a entrada no Ensino Fundamental permite as primeiras construções sociais que as crianças se colocam individualmente. É no ambiente escolar que se inauguram processos e descobertas, muitas desafiadoras e complexas, outras mais fáceis e naturais, porém todas essenciais para a aquisição de repertório. É extremamente importante olhar para cada uma de nossas crianças, entendendo o contexto que estão inseridas, permitindo o acolhimento das suas individualidades. Este período de transição é marcado por mudanças significativas em suas vidas, por isso o acompanhamento socioemocional é realizado com muita atenção e cuidado.”
“No Colégio Santa Inês estimulamos o desenvolvimento de habilidades de vida, construindo processos autênticos que respeitem suas características individuais. Assim como o acompanhamento da equipe de Psicologia Escolar, contamos com o programa socioemocional do LIV (Laboratório Inteligência de Vida). Essas intervenções também permitem que os estudantes explorem situações sociais desafiadoras, desencadeando processos emocionais que ficam mais complexos ao longo de seu desenvolvimento. Oferecemos o espaço necessário para que as crianças se sintam pertencentes, capazes de expressar suas necessidades individuais em um ambiente encorajador e respeitoso”, completa o psicólogo.