
Iniciativa recolhe lixo eletrônico para descarte adequado
O Santa Inês já é ponto de coleta de eletrônicos. A iniciativa, que vai ao encontro do projeto pedagógico do nosso Colégio, visa auxiliar a comunidade no descarte correto dos resíduos que não são mais utilizados, evitando, assim, danos ao meio ambiente e à saúde humana. A gestão dos resíduos está sendo realizada em parceria com a empresa Shift.
O aumento no volume de lixo eletrônico e o descarte inadequado destes produtos, que incluem itens como baterias, tomadas, celulares, laptops, televisores, refrigeradores e brinquedos eletrônicos, são uma ameaça. De acordo com recente relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), em 2016 foram gerados 44,7 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico, um aumento de 8% na comparação com 2014. Até 2021, a geração de resíduos deve crescer 17%, chegando a 52,2 milhões de toneladas métricas. Em 2016, do total gerado, apenas 20% foi reciclado, isto é, 8,9 milhões de toneladas métricas.
As consequências do descarte inadequado dos resíduos eletrônicos vão além dos impactos ambientais. Alguns metais utilizados na fabricação desses produtos podem causar graves problemas de saúde. Quando descartados em lixões, resíduos eletrônicos podem liberar substâncias tóxicas na água, no solo e no ar. Já a contaminação do organismo com os metais pesados, por exemplo, pode causar desde problemas respiratórios até danos ao sistema nervoso. No Brasil, menos de 10% dos eletrônicos recebem o destino correto.
Vamos mudar essa história? Traga seus itens e descarte nas caixas localizadas próximo ao material didático e na portaria da Rua Barão do Amazonas. Não perca tempo! É através da educação que podemos transformar o mundo em um lugar melhor pra se viver.