Mostras Científicas: projetos inesianos se destacam para além das fronteiras na escola

As pesquisas científicas fornecem respostas e, até mesmo, soluções para uma ampla gama de problemas que afetam as mais diversas esferas sociais. Deste modo, propiciar um espaço para que os estudantes possam exercitar de maneira ativa a produção de conhecimento a partir do método científico é essencial.

Pensando nisso e reconhecendo a dedicação dos nossos estudantes, o Colégio Santa Inês busca oportunizar - em todas as etapas de aprendizado - espaços para a partilha dos saberes adquiridos.

Para a coordenadora do Ensino Médio, Fabiana Pires, a Pesquisa Científica aproxima o conhecimento que está sendo construído em sala de aula com a realidade.

“Os estudantes, nos Itinerários, examinam um problema de pesquisa a partir da metodologia científica, exercitando o pensamento crítico. Os grupos que representam o Santa Inês nas Mostras Científicas se destacam nesse processo”, afirma Fabiana.

 

Espaço Jovem Cientista

No dia 06 de outubro, estudantes do Ensino Médio do Colégio Santa Inês apresentaram suas pesquisas no Espaço Jovem Cientista da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS).

A participação no evento – que teve como premissa divulgar projetos realizados nos itinerários, a partir de diferentes áreas do conhecimento - foi organizada pelos mentores de Investigação Científica e professores dos Itinerários Interséries sob orientação da Coordenação Pedagógica.

Realizado pelo Museu de Ciências e Tecnologia e pela Pró-Reitoria de Administração e Finanças da PUCRS, o Espaço Jovem Cientista tem como principais objetivos oportunizar a atuação de alunos e professores da educação básica e incentivar a produção científica. Além disso, a iniciativa possibilita a apresentação de pesquisas realizadas nas escolas.

Confira os projetos inesianos:

Punho Biônico

Autores: Henrique Lemos e João Felipe Roza.

Orientadores: Pedro Nectoux e Mariana Marasca

 

Impunidade Internacional: a Conciliação do Direito Interno e Internacional

Autores: Camila Espindola, Nicole Iloi, Rafaela Baques e Rafaela Rocco.

Orientadores: Bruno Peres, Mariana Marasca e Matheus Penafiel.

 

Como as Fake News afetam os jovens e demandam um olhar mais atento do Estado?

Autores: Ana Mairesse, Isabela Arsego, Júlia Bobik e Livia Medeiros.

Orientadores: Bruno Peres, Mariana Marasca e Matheus Penafiel.

 

 

XVIII Salão UFRGS Jovem

Nesta quinta-feira (09), das 09h00 às 12h00, o Colégio Santa Inês estará presente no XVIII Salão UFRGS Jovem com três projetos elaborados com muita dedicação pelos estudantes:

 

Onde estão os(as) nadadores(as) negros(as) nas piscinas?

(Ensino Fundamental Anos Iniciais)

Autores: Mateus Fraga Bade, Júlia De Paris Barbieri, Marina Salazar Renner, Marina Freitas Rodrigues e Cecilia Vieira Klüsener.

Orientadores: Daniela Ferme Silveira.

 

Prospectivas e Transformações: Explorando os Trabalhos do Futuro

(Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio)

Autores: Caetano Saboia Stella, Érico da Cunha Ceccon, Luise Cecchini Marques, Rafaela Senff Oliveira, Bruna Silva Kirst e Arthur Schramm Schmitt.

Orientadores: Abel dos Santos Prates e Mateus Pires Schneider.

 

Impunidade Internacional: a Conciliação do Direito Interno e Internacional

(Ensino Médio)

Autores: Camila Espindola, Nicole Iloi, Rafaela Baques e Rafaela Rocco.

Orientadores: Bruno Peres, Mariana Marasca e Matheus Penafiel.

 

Integrando o Salão UFRGS, a iniciativa consiste em uma atividade de cunho científico, tecnológico e cultural. A partir da exposição das pesquisas desenvolvidas no ambiente escolar, o evento promove a interlocução entre os estudantes da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e a comunidade em geral.