O amor de quem materna: Colégio promove vivência em homenagem à maternagem

Mesmo após o mês da maternagem, não faltaram atividades para celebrar aquela que vai além de gerar. Mas, afinal, o que isso significa? “A maternagem faz referência aos adultos que se tornaram fundamentais às crianças e aos adolescentes”, resume a coordenadora pedagógica do Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Viviane Nectoux.

A educadora explica que essa é uma função essencial na vida e na formação de qualquer ser humano e que exercer esse papel demanda muito amor, dedicação, responsabilidade e convivência.

Diferente da maternidade, que se refere ao estado de ser mãe, tanto de forma biológica como adotiva, a maternagem ocupa um espaço diferente: o de estabelecer laços e criar espaços seguros – o que pode ser feito também por outros personagens, como avós, por exemplo. O sentido, aqui, é que a criança se sinta conectada com alguém como se sentiria com a sua mãe.

É sabendo da importância dessa figura materna – que pode atender por qualquer nome – que o Colégio Santa Inês preparou uma série de atividades em forma de vivência para celebrar o amor de quem materna.