Páscoa Solidária 2024: um convite para espalhar amor

Nesta reta final do mês de março, os preparativos para a Páscoa já estão envolvendo toda a comunidade no Colégio Santa Inês, que em todos os anos faz desta grande festa cristã um momento de alegria e afeto para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Em 2023, a iniciativa adoçou o dia de mais de 500 meninas e meninos, transformando ovos de chocolate e cestos de palha em símbolos de amor e esperança. Para este ano, não seria diferente: a Pastoral Educacional e o Grupo de Voluntariado da escola já esperam pelas doces doações, que já têm destino certo: a Casa de Cuidados Morro Santana (Associação Madre Teresa de Jesus).

 

Doces como sinais de carinho

Para colaborar, as famílias devem enviar doces pelos estudantes até o dia 1º de abril, que deverão entregá-los para o professor regente em sala de aula. Balas de goma, chocolates, bombons, pirulitos... Opções não faltam para tornar a Páscoa mais feliz para quem nem sempre tem essa oportunidade.

Com lugar garantido na agenda inesiana, a Páscoa Solidária oportuniza que os ensinamentos cristãos atravessem os muros da escola e ganhem espaço onde o amor fraterno pode renovar a fé em um futuro melhor.

 

Uma festa para agradecer

Para a diretora do colégio, Irmã Celassi Dalpiaz, a Páscoa é um evento de gratidão Àquele que se entregou gratuitamente para salvar a humanidade. “Ajudar quem tem menos do que nós é uma maneira de celebrar tudo o que já recebemos de Cristo, que nunca nos pediu nada em troca", revela a educadora, que completa: “ressuscitar nos remete à vida nova e, como cristãos, temos compromisso de transformar realidades e resgatar a dignidade das pessoas”

Nesta bela festa da vida, ficam também reflexões para se fazer. “Recebemos tudo d’Ele, gratuitamente, mas essa é a hora de ensinar aos nossos estudantes o sentido da partilha e também inspirá-los a crescer”, completa a Irmã.

 

Aumentar a tenda

Em sintonia com o Projeto Pastoral-Pedagógico e a Campanha da Fraternidade 2024, as ações solidárias de Páscoa reforçam ambas as temáticas: “O coração se forma de acordo com o que ama” e “Fraternidade e Amizade Social”.

No âmbito educativo, as celebrações de Páscoa irão se desdobrar em propostas vivenciais, meditações guiadas por mensagens instrutivas sobre solidariedade, interações e o ensino de repertórios afetivos, como o significado de abraço, abrigo, colo, sorriso e da mão que cuida.

“A cada ação de partilha compreendemos o significado de doar sem esperar nada em troca. Deslocar-nos de nós mesmos nos permite entender o significado dos acontecimentos pascais”, finaliza.

 

Páscoa de Todas as Crianças: solidariedade, partilha e esperança desde a Educação Infantil

No Colégio Santa Inês, a solidariedade é cultivada desde a infância, e a Páscoa vem ensinar um dos valores mais importantes da escola: saber partilhar.

Organizada pela Educação Infantil há mais de 25 anos, "A Páscoa de Todas as Crianças" é um momento aguardado pelas famílias que já conhecem esta tradição da escola.

Muito além de chocolates, a Páscoa inesiana atravessa os muros da escola e chega aonde poucos se dispõem a chegar: a quem mais precisa.

É assim, adoçando o dia de outras crianças, que os pequenos aprendem o valor da partilha e da fraternidade. A ação é simples, mas significativa: compor ninhos para doação à Instituição de Educação Infantil Madre Teresa, no bairro Rubem Berta.

O ninho é montado com a ajuda de todos, começando pelas crianças, que são convidadas a escolher algo dos seus próprios ninhos e entregar para doação – momentos lúdicos que convidam os pequenos a experimentar a partilha na prática.

 

Festa dos Coelhinhos

As atividades, no entanto, não param por aí. Além da ação solidária, outros dois momentos marcam a Páscoa das crianças no colégio, como a Festa dos Coelhinhos, comandada pelas professoras de Música e de Educação Física.

Neste dia, as crianças vêm à escola vestidas de coelhinho e participam de brincadeiras e danças. Para tornar esta Páscoa ainda mais divertida, neste ano as crianças irão plantar sementes de cenoura para compor as TiNis – espaço onde o cultivo de plantinhas permite a conexão dos pequenos com a natureza.

 

Compondo a Osterbaum

A programação ainda continua Para fechar com chave de ouro, a Páscoa da Educação Infantil ainda reserva uma atividade cheia de significado e afeto: a montagem de uma Osterbaum.

Decorada pelas crianças e professoras, a árvore de galhos secos – que simbolizam a morte e sepultura de Jesus Cristo – e ovos coloridos – que representam a alegria da vida e a ressurreição, é mais uma construção em conjunto, que vem ensinar às crianças sobre fé e esperança.