“Porto Alegre across the bridges”: saída de estudos do 9° ano mistura arte e matemática

No dia 17 de agosto, os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais participaram de uma saída de estudos na capital para a realização do projeto “Porto Alegre across the bridges - arte e matemática atravessando a cidade”. Idealizada pelos professores Iasmine Lopes, Uriel Perin e Carolina Viana, a iniciativa fomentou o aprofundamento de saberes por meio da análise das estruturas das pontes que compõem a nossa cidade.

Buscando vivenciar na prática os conceitos trabalhados nas aulas dos componentes curriculares The CSI Club e Arte, os jovens puderam ampliar seus conhecimentos históricos, matemáticos e arquitetônicos. A ação, que ainda impulsionou uma imersão na Língua Inglesa, explorou também a linguagem fotográfica no cenário urbano. Entre os demais objetivos da atividade, destacaram-se:

  • A exploração da linguagem da fotografia de paisagem/arquitetura, tendo como eixo condutor as pontes da cidade de Porto Alegre;
  • O reconhecimento, a análise e a valorização do patrimônio cultural e material da cidade por meio da vivência em seus espaços arquitetônicos, suas obras e seus monumentos;
  • A aplicação das técnicas fotográficas de paisagem/arquitetura na produção das fotografias, favorecendo manutenção da memória histórico-cultural pessoal e coletiva;
  • A observação da arquitetura e dos projetos das pontes de Porto Alegre, comparando com os tipos de pontes observados em aula e analisando como elas se sustentam;
  • A análise de vantagens e desvantagens de cada tipo de ponte observado na cidade, de acordo com o que foi pesquisado em aula sobre as diferentes estratégias de sustentação dessas estruturas;
  • A mobilização da Língua Inglesa por parte dos estudantes em um contexto real e necessário de utilização.

 

Um olhar atento para a realidade que nos cerca

Para a professora Carolina Viana, a proposta tem como objetivo proporcionar aos estudantes vivências artísticas na cidade em residem, mas na qual, muitas vezes, sentem-se “não pertencentes”. “Penso que estimular o olhar e a sensibilidade por meio da Arte e da linguagem fotográfica, a partir de obras que fazem parte do patrimônio de Porto Alegre, convida estes estudantes a mobilizarem o seu protagonismo na cidade em que vivem e a enxergar a cidade a partir de perspectivas nas quais eles estão atuando de forma ativa”, afirma.

O professor Uriel Perin ainda destaca o papel da iniciativa na conexão de diferentes áreas do conhecimento. "Utilizando da temática que está sendo abordada, pudemos fazer um tour por diversos pontos significativos da cidade e discutir um pouco sobre a história e engenharia associada a esses monumentos em Língua Inglesa”, contou.

A professora Iasmine Lopes, por sua vez, defendeu que “oportunizar espaços fora da sala de aula, que também estimulem os estudantes a mobilizarem a Língua Inglesa em um contexto real, é importante para garantir a aprendizagem a partir de experiências significativas".