
Qual o impacto da educação socioemocional na formação integral dos estudantes?
Cada vez mais se fala em educação voltada para as emoções e a importância das habilidades socioemocionais: competências necessárias para a formação integral do ser humano. Essas habilidades são desenvolvidas desde a infância e, por este motivo, tornou-se essencial inserir a educação socioemocional no ambiente escolar, preparando os estudantes para os desafios atuais. Capacidade de se comunicar, sentir e demonstrar empatia, lidar com as emoções, trabalhar em grupo e resolver problemas são algumas das habilidades promovidas pela educação socioemocional que ajudam estudantes e professores dentro e fora de sala de aula. Para além do aprendizado cognitivo, o desenvolvimento socioemocional inclui trabalhar questões como autoconhecimento, autorregulação, empatia e resiliência.
Nos diversos níveis de ensino, o Santa Inês investe em projetos que estimulam o desenvolvimento e a aprendizagem destas habilidades, resultado de um exercício cotidiano. O Colégio, também é parceiro do LIV – Laboratório Inteligência de Vida: programa de educação socioemocional cujo objetivo é criar espaços de fala e escuta para ampliar a compreensão de si, dos outros e do mundo. "A parceria com o Laboratório Inteligência de Vida enriqueceu ainda mais o trabalho que já vinha sendo desenvolvido no Colégio. Entendemos que o desenvolvimento de competências sociemocionais no cotidiano escolar é um importante diferencial. Acreditamos que, por meio da consolidação de três hábitos distintos, como: entender, refletir e agir - frente as situações do cotidiano, estaremos formando jovens mais preparados para reconhecer os sentimentos, pensar e repensar atitudes e valores imprescindíveis para os desafios do século XXI", conclui Luciana Modica, Orientadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais.
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