
Clube de Leitura Inesiano: uma jornada literária que transforma leitores
O Colégio Santa Inês acredita no poder da leitura como ferramenta essencial para o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Para garantir o aprimoramento das habilidades leitoras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a equipe pedagógica, em parceria com as professoras, desenvolve o PLIn (Plano de Leitura Inesiano), que busca criar um ambiente de incentivo à leitura, integrando essa prática à rotina diária dos estudantes e envolvendo a comunidade escolar nesse processo.
As ações do PLIn têm como objetivo, não apenas o desenvolvimento das competências de leitura, mas também a formação de leitores críticos e apaixonados pela literatura. Entre essas ações, destaca-se o CLIn (Clube de Leitura Inesiano), projeto gratuito que incentiva o hábito da leitura de forma lúdica, significativa e transformadora.
Mais do que um momento de leitura, o CLIn promove uma verdadeira jornada literária, marcada pelo diálogo, imaginação, escuta ativa e construção de conhecimento coletivo. Ao longo de cada edição, realizada trimestralmente, os estudantes vivenciam experiências únicas, por meio da leitura colaborativa de obras especialmente selecionadas, discussões em grupo, dramatizações, produções criativas e atividades interativas.
Sob a regência da professora Isadora Perotto Araújo, o projeto respeita o desenvolvimento e os interesses de cada faixa etária. Segundo ela, “a cada nova edição do Clube de Leitura Inesiano (CLIn), percebo como a leitura se torna mais significativa na vida dos estudantes. O entusiasmo cresce à medida que mergulham nas histórias, discutem ideias e desenvolvem seu pensamento crítico. O CLIn é essencial para despertar o prazer pela leitura e incentivar a reflexão, habilidades fundamentais na formação de leitores. Para mim, é uma oportunidade de transformar a leitura em uma vivência coletiva, em que cada inesiano se expressa e participa ativamente dessa jornada literária.”
Confira alguns destaques das primeiras edições:
1º ano bilíngue: recontando os Clássicos
As crianças exploraram contos clássicos e suas releituras, dramatizando cenas e criando novas versões para as histórias. Também investigaram de quais materiais eram feitas as casas dos três porquinhos, desenharam como seriam seus lobos e se desafiaram a partir da provocação: Se eu fosse o lobo, o que eu faria quando a chapeuzinho vermelho bateu na porta? Uma experiência que estimulou a criatividade, ampliou o vocabulário e mostrou que as narrativas podem ser reinventadas de infinitas formas, com a obra base “O lobo voltou”, de Geoffroy de Pennart, que é uma história que traz elementos dos contos de fada que têm o lobo mau como um protagonista; então, a partir dela, exploraram contos de fada que tem o lobo como protagonista e releituras.
2º ano bilíngue:vozes que leem
A partir da obra “Carona na Vassoura”, de Julia Donaldson, os estudantes participaram de leituras coletivas, e o destaque foi para os momentos em que cada criança leu trechos para a turma, desenvolvendo autonomia e expressão oral. As crianças diziam com entusiasmo: “ela repete para contar a história” ou “sempre tem rima”, mostrando que estavam percebendo os padrões da narrativa de forma significativa. Sendo assim, ao ler, observar, comparar e conversar sobre os livros, elas foram desenvolvendo a capacidade de reconhecer a linguagem própria de um autor e ilustrador, consolidando-se enquanto leitores críticos.
3º ano bilíngue: detetives do Folclore
Inspirados pelo livro “Quem Matou o Saci?”, de Alexandre de Castro Gomes, os pequenos leitores se tornaram verdadeiros investigadores de um mistério folclórico. A leitura colaborativa trouxe personagens lendários, ampliando o repertório cultural, ao conhecerem novas lendas, gêneros textuais e vocabulários do folclore, a partir de histórias como o Caipora, a Pisadeira, o Boto-cor-de-rosa e o Cabeça de Cuia.
Como encerramento dessa vivência literária, os estudantes que frequentam o CLIn organizaram o julgamento do Saci, e cada um assumiu um papel na dramatização: juiz, detetive, advogado, suspeito. Tudo com base nos fatos descobertos durante a leitura. Foi um momento de síntese criativa, no qual colocaram em prática tudo o que haviam lido, interpretado e debatido, com entusiasmo, ao longo do trimestre.
4º ano bilíngue: aventuras na Ilha
O livro “A Queda dos Moais”, de Blandina Franco e Patricia Auerbach, reúne diferentes gêneros textuais e proporcionou uma viagem à Ilha de Páscoa, conhecendo as diversas curiosidades do povo Rapa Nui. As atividades incluíram a criação de moais de argila e apresentações culturais, explorando diferentes gêneros textuais e objetivos de leitura. Os inesianos também traçaram metas de leitura para além dos encontros, como um incentivo ao hábito da leitura por gosto e lazer.
5º ano bilíngue: uma biblioteca assombrada
A partir da obra “Ludi e os Fantasmas da Biblioteca Nacional”, de Luciana Sandroni, os estudantes viveram momentos inesquecíveis: desde um tour virtual pela Biblioteca Nacional (onde simularam o ambiente da Biblioteca Nacional sem luz, visto que era o mesmo contexto que estavam lendo no livro naquele momento) até construírem saberes diante da história e cultura do Brasil. Como produção, criaram um podcast com entrevistas fictícias de personagens da trama, unindo criatividade, compreensão leitora, protagonismo e oralidade.
Colégio Santa Inês: formando leitores, formando futuros.
O CLIn é um espaço de encontro, crescimento e encantamento. Ao integrar a leitura à vivência escolar de forma prazerosa e significativa, a escola reafirma seu compromisso com a formação de leitores críticos, criativos e apaixonados por aprender, através de iniciativas que enriquecem o percurso educacional dos estudantes.