Crianças e o exercício da cidadania: eleições movimentam a biblioteca
No Colégio Santa Inês, as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram de uma atividade especial: a eleição dos mascotes literários da Biblioteca Ir. Sônia Haydê Randazzo. O projeto de Educação Literária, que ocorre a cada 2 anos, tem como objetivo reconhecer os pequenos leitores como sujeitos sociais ativos, cujas opiniões e argumentos são moldados por suas experiências e contextos.
De acordo com a bibliotecária Débora Zschornack, “a Biblioteca é um espaço fundamental na vida de qualquer leitor, e começamos a plantar essa ideia nos primeiros anos da vida escolar ao oferecer um espaço que conecta as crianças com os livros, abrindo possibilidades para escuta e diálogo sobre suas experiências leitoras. Observamos que os personagens são sempre aqueles que mais chamam a atenção das crianças, afinal, protagonizam histórias que provocam a curiosidade, a imaginação e ainda ampliam o olhar acerca da realidade.”
Mais do que acompanhar as eleições nacionais, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar o exercício da cidadania de forma lúdica e educativa, ao votar em seus mascotes literários favoritos. “O direito à leitura e à literatura fazem parte dos direitos de uma cidadania plena, praticada desde a infância e ao longo de toda a vida, assim como o direito à escolha de representantes que promovam as pautas de seu interesse”, completa Débora. Em 2024, a Educação Infantil escolheu o mascote Vivinha, a baleiazinha e o Ensino Fundamental Anos Iniciais, o mascote será o Grúfalo.
Ambos os mascotes foram escolhidos por representarem qualidades essenciais, como bravura, resiliência e humanidade, bons exemplos refletidos não apenas as histórias que protagonizam, mas também para a vida real. Essa iniciativa reforça o papel da leitura na formação crítica e cidadã das crianças, estimulando seu engajamento e amor pela literatura. A atividade não apenas promove a prática da leitura, mas também ensina aos pequenos o valor da participação e da escolha consciente, habilidades que são fundamentais em uma sociedade democrática.
A leitura é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças pequenas. Desde os primeiros anos de vida, o contato com os livros estimula a imaginação, a curiosidade e a criatividade. Ler juntos é uma forma de fortalecer vínculos afetivos, além de ser essencial para o desenvolvimento da linguagem e do vocabulário. Através das histórias, as crianças também aprendem sobre emoções, valores e diferentes realidades, o que contribui para a formação de sua identidade, repertório intercultural e empatia.
"O Projeto de Educação Literária, desenvolvido desde 2016 em parceria com a Biblioteca Irmã Sônia Haydê Randazzo, visa incentivar o gosto pela literatura entre os estudantes dos Anos Iniciais. Por meio da Eleição dos Mascotes da Leitura, realizado a cada dois anos, as crianças são motivadas a explorar diversas obras literárias, conhecer personagens variados e votar, de forma individual e secreta, naqueles que consideram exemplares. Essa iniciativa lúdica não só aproxima os estudantes de diferentes autores e narrativas, mas também contribui para o desenvolvimento de competências leitoras e escritoras, além de fomentar habilidades críticas e sociais", afirmam a Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais, Viviane Nectoux e a Assistente Pedagógica do segmento, Laura Bagatini.