ANTIBULLYING: aqui somos! Projeto previne e combate o bullying
O Colégio Santa Inês trata com muita responsabilidade causas, consequências e perigos que os impactos do bullying podem ter para estudantes, familiares e educadores. Prevenir e combater ações de qualquer caráter discriminatório é preparar a comunidade inesiana para identificar e agir ao presenciar situações negativas para que não sejam naturalizadas e enfrentadas em silêncio, fazendo com que a escola se torne um ambiente livre de bullying.
Relacionar-se com os outros, respeitar a diversidade, reconhecê-la e promover gentilezas no dia a dia são exemplos de práticas que os pequenos aprendem desde cedo. Além disso, as crianças devem ser incentivadas a falar com um adulto de confiança da escola (ou em casa) caso presenciem ou sejam vítimas de bullying.
“ANTIBULLYING: aqui somos” é um projeto desenvolvido pelo Ensino Fundamental Anos Iniciais, em que as turmas do 1º ao 5º ano, lideradas pela Orientadora Educacional Andressa Borges e pelo Psicólogo Escolar Arthur Daudt, em conjunto com a Coordenação Pedagógica do segmento, treinam habilidades muito importantes para a vida. As crianças lidam com emoções e sentimentos, moldando-os de acordo com seus contextos, suas autenticidades e necessidades.
Um exemplo de cartaz contém a seguinte mensagem:
Tem um colega sozinho no recreio?
-O que podemos fazer:
-Chamar para brincar;
-Perguntar se está tudo bem;
-Pedir ajuda para um adulto.
De acordo com a Orientadora Educacional, Andressa Borges, “a implementação do projeto Antibullying é um movimento essencial para encorajarmos um ambiente mais saudável e acolhedor. Entendemos a relevância do engajamento em situações desafiadoras em idade de formação e desenvolvimento como forma de reforçar a importância da atenção para este tipo de expressão, formando pessoas empáticas e com uma mentalidade voltada para resolução de problemas.”
Conforme o Psicólogo Escolar, Arthur Daudt, “o viés humanizador da escola é alimentado de várias formas. Uma delas é o estímulo para que nossos estudantes sejam capazes de enfrentar desafios, mesmo com certa vulnerabilidade, mas com coragem, e autenticidade, praticando a empatia nos ambientes que convivem e compartilhando os aprendizados com aqueles que podem se beneficiar.
Definição
O bullying pode ser bastante complexo por ser um problema sério a ser enfrentado. Nós podemos conceituá-lo (e reconhecê-lo) quando há comportamentos agressivos e intencionais em sequência provocados por uma pessoa ou por um grupo; entretanto, nem sempre, envolve agressões físicas. Insultos, comentários ofensivos, humilhações, exclusão social e manipulação de boatos também são demonstrações de comportamentos a serem combatidos dentro da escola. Quando plataformas digitais são usadas para ameaçar, humilhar ou espalhar boatos, trata-se de cyberbullying, bullying através da internet, e precisa ser encerrado.
Consequências
As vítimas podem sofrer uma série de consequências emocionais e físicas, a exemplo de dificuldades de concentração, baixas performance e autoestima, problemas de sono e sintomas somáticos. Os agressores também podem enfrentar consequências, como dificuldades em estabelecer relações saudáveis. Alinhado com o fortalecimento de vínculos, as escutas ativas e demais ferramentas dos projetos de prevenção e combate ao bullying, o Colégio Santa Inês segue com sua educação pensada na formação integral dos estudantes e, ao explorar o universo socioemocional, não deixa de tratar o tema com a seriedade necessária, apresentando a Lei 14.811/2024, que inclui o bullying e o cyberbullying no Código Penal, para que todos tenham ciência da magnitude.
Vamos, juntos, nos engajar no projeto e tornar a escola um espaço ainda mais gentil para todos que passam por ela. Respeite as diferenças, mostre que Antibullying: aqui somos!