
Celebramos o amor de quem materna
A surpreendente maternagem… Essa que, quando você se entrega de corpo, alma e coração, descobre que é muito mais forte do que imaginava, que os medos de antes eram bobos, que os medos de agora são bem maiores, descobre como é possível e fácil amar alguém mais que a si mesmo, descobre o significado do verdadeiro amor.
O cuidado é diário e constante, e se faz presente na simplicidade das pequenas ações do cotidiano. E aquela fala que às vezes parece passar despercebida, se faz presente e marca quem recebe todo esse cuidado e a internaliza e entende como um ato de amor.
Estudantes e professores do Ensino Fundamental Anos iniciais prepararam juntos homenagens muito especiais em forma de vivência, para serem realizadas entre as crianças e quem materna.
1° ano bilíngue: LET’S PLAY
Para o primeiro ano, foram preparadas programações com momentos de afeto e alegria. As crianças fizeram uma apresentação musical, brincadeiras interativas como dançar e brincar com quem materna, uma bênção especial e a entrega de uma garrafa de água personalizada, com cartões. Tudo foi pensado com carinho para valorizar a presença e o papel essencial de cada mãe em nossas vidas.
2° ano bilíngue: I SEE YOU
Inspirados na ideia de que “quem apenas vê usa os olhos, mas quem enxerga usa o coração”, os estudantes do segundo ano convidaram quem exerce a maternagem para se pintar mutuamente, retratando um ao outro da forma como se enxergam com o coração. Com pincéis, tintas e telas, a ocasião foi marcada por olhares atentos, sorrisos e emoções, revelando laços afetivos profundos através da expressão artística e do amor compartilhado.
3° ano bilíngue: YOU’RE MY SKY FULL OS STARS
A partir dos estudos do sistema solar e das constelações, que cativou muito os estudantes do terceiro ano ao longo desse primeiro trimestre, o objetivo da proposta foi: através de técnicas artísticas, criar e pintar uma constelação que simbolizasse a relação entre mãe e filho.
4° ano bilíngue: Tecendo Afetos, Artesano Índigena em família
Estudantes e familiares confeccionaram juntos, pulseiras e colares com sementes de açaí, em uma atividade que ressaltou o artesanato como expressão da identidade cultural, do saber ancestral e da relação harmoniosa com a natureza. Foram orientados pela artista indígena, Raquel Kubeo, natural de Manaus-AM e descendente dos povos Kubeo e Tukano.
5° ano bilíngue: TIME TO CULTIVATE BONDS AND BLOSSOMS
As crianças do quinto ano prepararam algo com muita dança e música para dividir com a pessoa homenageada, onde a alma pudesse usar o corpo como instrumento musical.Juntos, familiares e filhos(as) entregaram-se ao vento e ao ritmo, divertindo-se e dançando várias canções, orientados pela professora de dança Joana Amaral.
Para finalizar cada mãe recebeu uma semente para cultivar o amor e a esperança, e para que enquanto houver a acolhida em uma terra fértil os bons frutos sejam lembrados em um ato de amor diário. Semeamos o amor entre cada familiar com seu filho(a), e com a natureza, num momento de celebração à maternagem.