Pequenos Inventores de Histórias lançam livro inspirado nas emoções

Após os primeiros passos no letramento, a leitura ganha espaço no dia a dia das crianças e desenvolve vocabulário, repertório, raciocínio, conexão entre ideias e pensamento crítico. Por conta disso, a produção literária tem lugar garantido no Colégio Santa Inês, onde o 2º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental acaba de lançar o livro “Pequenos Inventores de Histórias”. 

Emoções traduzidas em palavras 

A publicação traz, ao longo de quase 280 páginas, percepções sobre o mundo traduzidas em textos, personagens e desenhos sobre as emoções. “Esse projeto vem oportunizar experiências contextualizadas e significativas para que as crianças se sintam motivadas a inventar histórias e a expressar sua criatividade e imaginação”, explica a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Viviane Nectoux. 

Nesse processo de criação, a escrita é acompanhada e desafiada para garantir o domínio das chamadas “convenções gráficas” – letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script –, das relações entre grafemas e fonemas, da organização das ideias em parágrafos e da sequência dos acontecimentos até a sua conclusão. 

A obra, que conta com textos de cinco turmas, provoca a tomada de consciência por parte do estudante sobre cada elemento estruturante do texto e sobre a sua funcionalidade. “O processo de construção das narrativas é desenvolvido a partir de propostas pedagógicas desafiadoras, garantindo e ampliando as habilidades indicadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, afirma Viviane. 

Passeio sobre o imaginário 

Além de exercitar a linguagem e o imaginário por meio da escrita, a construção do livro estimula o olhar sobre o que cada texto comunica. “Procurar compreender o que existe por trás das palavras é um exercício de empatia. Se queremos uma sociedade mais empática, precisamos ser empáticos com as crianças, pois só podemos transformar a realidade a partir delas”, reflete a diretora da escola, Irmã Celassi Dalpiaz. 

A educadora ainda incentiva essa observação em outras situações que marcam o desenvolvimento infantil. “Tudo o que uma criança escreve expressa algo importante. Aquele bilhetinho ou cartão para os pais, por exemplo, carrega uma mensagem que a gente deve prestar atenção, pois revela como elas se sentem e enxergam o mundo à sua volta”, explica a Irmã, que completa: “Nomear as emoções é um caminho saudável para o autoconhecimento”. 

Sessão de autógrafos 

O livro, com temática escolhida pelos próprios estudantes, foi apresentado oficialmente em sessão de autógrafos no último sábado (3 de dezembro), no Auditório do Colégio Santa Inês, com a participação das famílias.